Aspectos socioeconômicos do município de Botuporã - Bahia e sua inserção no contexto do desenvolvimento baiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v3i1.4816

Palavras-chave:

Desenvolvimento desigual e combinado. Ecomonia. Cidades, Desenvolvimento desigual e combinado , Economia , Cidades

Resumo

O presente artigo, objetiva analisar a inserção de Botuporã no contexto do desenvolvimento econômico baiano. Para tanto, faz-se, brevemente, uma discussão teórica sobre o desenvolvimento desigual e combinado do espaço, para compreender o papel das consideradas “pequenas” cidades e, mais incipienteespecificamente, desse município no processo geral da acumulação capitalista. A cidade de Botuporã localizada no território de identidade da Bacia do Paramirim possui uma agricultura que se baseia na policultura de milho, feijão e mandioca e na criação de bovinos e aves, uma atividade comercial incipiente, e um setor de serviços que tem na Prefeitura Municipal o seu principal promotor. Entretanto, estas condições, aliadas às estratégias gerais do desenvolvimento desigual e combinado do espaço, não exclui o município do contexto geral do desenvolvimento baiano

Palavras-chave: Desenvolvimento desigual e combinado. Ecomonia. Cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Vieira Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - BRASIL

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Miriam Cléa Coelho Almeida, Universidade Federal de Sergipe - UFS/UESB- BRASIL

Pós Doutoranda pela Universidade Federal de Sergipe - UEFS professora Doutora - do Departamento de Gografia -UESB - área Geografia humana 

Referências

BAHIA. Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da BAHIA – SEI. Setores de atividades. Disponível em < http://www.sei.ba.gov.br/site/resumos/indicadores/ indicadores_2904209.pdf > 2016.

BAHIA. Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da BAHIA – SEI. Setores de atividades. Disponível em < https://www.sei.ba.gov.br/imagis/publicações/download/ textos_discussão/texto_discussão_13.pdf > 2017.

BAHIA. Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da BAHIA – SEI. Cidades do agronegócio no oeste baiano Disponível em hhtpps://www.sei.ba.gov.br/imagis/ publicacoes/download/textos_discussão/texto_ discussão_13.pdf
BENKO, Georges. Economia espaço e globalização: Na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec, 1999. Tradução: Antonio de Pádua Danesi.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censos Demográficos. Disponível em < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/botupora > 2010.

BRASIL. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED. Relação Anual de Informações Sociais – RAIS. Disponível em < https://www.sei.ba.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=651& Itemid=355 > Acesso em Junho de 2018.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade: O homem e a cidade. A cidade e o cidadão de quem é o solo urbano. São Paulo: Contexto, 1992.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Espaço-tempo na metrópole: A fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2001.
HARVEY, David. Novo Imperialismo. São Paulo: Loyola, 2004.
______. A Produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
______. 17 Contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.

LEFÈBVRE, Henri. O Direito a cidade. São Paulo: Centauro, 2001. Tradução: Rubens Eduardo Frias.

PERPETUA, Guilherme Marini. Mobilidade espacial do capital e da força de trabalho: elementos para uma teorização geográfica a partir da matriz marxista. Pegada, Presidente Prudente, vol. 14, nº1, julho 2013.

SANTOS, Jânio. A natureza contraditória da urbanização em um contexto de maior complexidade na produção das cidades baianas In: LOPES, Diva Maria Ferlin, HENRIQUE, Wendel. (Org). Cidades Médias e Pequenas: Teorias, Conceitos e Estudo de Casos. Salvador: SEI, 2010.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Edusp, 1993.

SILVA, Sylvio Bandeira de Mello; SILVA, Bárbara Christine Nentwing; SILVA, Maina Pirajá. A região metropolitana de Salvador na rede urbana brasileira e sua configuração interna. Scripta Nova, Barcelona, V. 18 nº 479, 10 de junho de 2014.

SMITH, Neil. Uma Teoria Oscilatória do Desenvolvimento Desigual. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

SOUZA, V. V.; ALMEIDA, M. C. C. Aspectos socioeconômicos do município de Botuporã - Bahia e sua inserção no contexto do desenvolvimento baiano. Geopauta, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 5-17, 2019. DOI: 10.22481/rg.v3i1.4816. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/4816. Acesso em: 29 mar. 2024.