A utilização do filme O Menino e o Mundo como recurso na discussão do conceito de paisagem e suas dinâmicas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v4i1.5817

Keywords:

Dinâmica. Recurso. Filme.

Abstract

O presente trabalho aborda a discussão sobre a utilização da obra cinematográfica O Menino e o Mundo como um recurso detentor de elementos aos quais possibilitam a aprendizagem do conceito de Paisagem, fundamentado em Milton Santos (1988). Tal escolha se deve em razão de ser uma animação brasileira escrita e dirigida por Alê Abreu, dando um caráter lúdico à proposta. Consistindo em uma pesquisa bibliográfica com análise em trechos da obra com enfoque em aspectos da paisagem e suas dinâmicas. Resultando na oportunidade de ampliar o conhecimento e ideias do saber geográfico e produzi-lo coletivamente através de filme. Diante disso, notou-se a riqueza e potencial desta obra cinematográfica para auxiliar no processo de aprendizagem do conceito geográfico em questão.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Liliane Matos Góes, Universidade do Estado da Bahia -UNEB -Bahia - Brasil

Doutorado em Geografia (UNICAMP) – Docente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia (UNEB, Campus IV), Bahia - Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST) e do Núcleo de Estudos Geográficos (NEG) – email: lmgoes@uneb.br

References

BARBOSA, Jorge Luiz. Geografia e cinema: em busca de aproximações e do inesperado. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na sala de aula. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

O MENINO e o mundo. Direção: Alê Abreu. Produção: Tita Tessler Fernanda Carvalho. Roteiro: Alê Abreu. [S.I.]: Filme de Papel, 2013, 1DVD.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teórico e metodológico da Geografia. Hucitec: São Paulo, 1988.

SATO, Cristiane Akune. Japop - o poder da cultura pop japonesa. São Paulo: NSP-Hakkosha, 2007.

Published

2020-04-30

How to Cite

DANTAS JUNIOR, R. O.; GÓES, L. M. A utilização do filme O Menino e o Mundo como recurso na discussão do conceito de paisagem e suas dinâmicas. Geopauta, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 129-140, 2020. DOI: 10.22481/rg.v4i1.5817. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/5817. Acesso em: 26 sep. 2021.

Issue

Section

Continuous demand articles