Dinâmica e evolução do emprego e desenvolvimento humano em Porto Nacional-TO: perspectivas e realidades
Dynamics and evolution of employment and human development in Porto National-TO
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v4i2.6154Palavras-chave:
emprego, trabalho, desenvolvimento humanoResumo
O presente artigo é resultado de pesquisa de iniciação científica. A análise teórica baseou-se em uma revisão bibliográfica e a análise empírica baseou-se em um trabalho de campo com a aplicação de entrevistas e na coleta de dados estatísticos sobre emprego no banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística e no Atlas de Desenvolvimento Humano de 2000 e 2013. Tem como objetivo analisar, avaliar a dinâmica do emprego, a evolução e o desenvolvimento humano em Porto Nacional-TO. A investigação empírica foi desenvolvida a partir de dados estatísticos coletados no banco de dados do IBGE e PNUD e de entrevistas com líderes sindicais. Os resultados desta pesquisa estão expostos na forma de tabelas e de gráficos no texto.
Downloads
Metrics
Referências
Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD de 2000/2013
BRIDGES, William. Mudanças nas relações de trabalho: como ser bem sucedido em um mundo sem empregos. São Paulo: Makron Books, 1995.
CARVALHAL, Marcelo Dornelis. O trabalho e a dinâmica territorial do capital. Revista Pegada – vol. 9 n.1, Junho/2008.
Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: FGV, 1986.
Guia do Turista – Informativo da Secretaria Municipal do Turismo. 2013
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/porto-nacional/panorama, acessado em 20/10/2017.
HUNT, E. K. História do pensamento econômico. Campus, Rio de Janeiro: 1991
IBGE -Censo Demográfico de 2000/2010, 2017.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Trad. Maria Helena Barreiro Alves; revisão de Carlos Roberto F. Nogueira. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
MOREIRA, Rui. Os períodos técnicos e os paradigmas do espaço e do trabalho. Rev. Ciência Geográfica, 2000, (Seção Bauru/AGB), Ano VI, Vol. II, no 16, maio/agosto, p. 0408.
MOURA, Eliana Perez Gonçalves de; PEREIRA, Gislaine Cristina. Desenvolvimento Humano – repensando conceitos no âmbito interdisciplinar. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 17 - n. 4 - Itajaí, out-dez 2017.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD-IBGE (1995)
RAMOS, Alberto Guerreiro. A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV, 1989.
SANTOS Michelle Steiner dos. Um mundo sem empregos ou de desemprego: relações possíveis entre homem e trabalho para o século XXI. 1999. Dissertação (Mestrado.) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC. 1999.
SILVA, Olga Maria Panhoca da; PANHOCA, Luiz. A contribuição da vulnerabilidade na determinação do índice de desenvolvimento humano: estudando o estado de Santa Catarina. Ciência & Saúde Coletiva, 12(5):1209-1219, 2007
THOMAZ JUNIOR. Antonio; GONÇALVES, Marcelino Andrade. Informalidade e precarização do trabalho: uma contribuição à geografia do trabalho. Scripta Nova. Revista Electrónica De Geografía Y Ciencias Sociales. Barcelona. Vol. VI, no. 119 (31), 1º de agosto de 2002.
WOLECK, Aimoré. O trabalho, a ocupação e o emprego: uma perspectiva histórica. Associação Educacional Leonardo da Vinci - Curso de Especialização. 2002. Disponível em: Acesso em: 15 de jun. de 2016.
YVES. Geografia do Subdesenvolvimento. Tradução de T. Santos. 4ª Edição. DIFEL. São Paulo. 1975
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.