CHAMADA PARA O DOSSIÊ “RELAÇÕES ÉTNICAS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA” - Edição 2024.3

2024-09-02

A Revista ODEERE abriu chamada de artigos para o dossiê Temático Relações Étnicas, Educação e Cidadania, em alusão aos 21 anos da Lei 10.639/03, com destaque à Educação para a diversidade.

A realização desse dossiê decorre de uma ação em conjunto entre o Programa de Pós- Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica (PPGEnEB) do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e a Universidade Intercultural Indígena de Michoacán (UIIM) dentro do escopo de parcerias estabelecidas por meio do Projeto Sobreculturalidade e Educação no México e a Interculturalização curricular, coordenado pelo professor Daniel Valério Martins, financiado pelo CNPq e em vigor desde Fevereiro de 2024.

Esse dossiê se propõe a incentivar e a socializar produção científica em Instituições do Ensino Superior (IES) brasileiras e estrangeiras. Tem como premissas a produção e a difusão do conhecimento, as quais envolvem processos de reflexão, indagação e busca metódica por respostas a problemas relacionados à formação cidadã, às questões étnicas e diversidade, assim como o bem-viver da humanidade.

Dessa maneira, os desafios do ensino para formação cidadã voltados para a diversidade cultural e étnica presentes nas discussões dos artigos que irão compor este dossiê, precisam apresentar discussões sobre campos diversificados do saber e sobre múltiplos enfoques, que nos possibilitem olhares plurais sobre objetos de estudos, também diversificados, das Relações Étnicas, Educação e Cidadania, além de contribuir para a interação interinstitucional e internacionalização de instituições envolvidas, por meio da participação de seus pesquisadores.

Pretendemos, assim, debater e/ou discutir desafios que envolvam a prática docente de ensino, a produção de materiais de ensino, o uso de tecnologias e de metodologias no ensino, capazes de contemplar estudos interculturais, de diversidade cultural, a temática étnico-racial, entre outras, cujos métodos de pesquisa contemplem elementos voltados para uma Educação Cidadã.

É nesse sentido que convidamos você a contribuir com esse empreendimento e, assim, submeter o seu artigo, individualmente ou em coautoria, para compor esse Dossiê Temático. Para a seção de dossiê da Revista ODEERE, somente autores(as) e co-autores(as) com titulação de doutor(a) poderão submeter artigos. Não serão aceitos trabalhos que tenham autores(as) ou co-autores(as) com titulação de mestre ou graduação.

As normas para submissão encontram-se disponíveis em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/about/submissions

Os trabalhos deverão ser submetidos no sistema da revista, na seção Dossiê. Link da Revista Odeere: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere

Organizadores:

Prof. Dr. Daniel Valério Martins - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), Brasil.

Prof. Dr. Marcos Fernandes-Sobrinho - Instituto Federal Goiano, Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica (PGEnEB), Brasil Universidade Federal de Catalão, Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional (PPGGO), Brasil.

Prof. Dr. Alfredo Guillermo Rajo Serventich - Universidad Intercultural Indígena de Michoacán (UIIM), México.

 

Prazo de submissão: 20 de outubro de 2024.

Previsão de publicação: 21 de dezembro de 2024.