No chão da escola: transgressões didático-pedagógicas e superação do racismo estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11050

Palavras-chave:

Ambiente Educacional, Educação antirracista, Formação inicial e continuada, Práticas pedagógicas

Resumo

Este Trabalho discute ações transgressoras didático-pedagógicas ao processo neocolonial no ambiente educacional formal, com o olhar à formação inicial, continuada e a pedagogia no chão da escola, inerentes à superação dos preconceitos, sutis ou não, ao fenótipo negro.  Inicialmente rastreou-se, indício das boas práticas didático-pedagógicas, por uma revisão literária, ao se relacionar formação inicial continuada e práticas transgressoras de auto identificação étnico racial no chão da escola, ancorada externamente pelas lutas por uma sociedade e educação antirracistas. Importou sistematizar o processo de silenciamento do fenótipo negro, indutor de subjetividades negras ainda escravizadas, por vezes simbolicamente, nos ambientes educacionais. Além de práticas didático-pedagógicas transgressoras, ao longo do tempo que apresentaram ou têm potencial para atenuação ou superação, segundo a literatura revisada do epistemicídio, conforme a amostragem considerada nos processos de auto identificação inicial e as possíveis identificações mais sólidas no longo prazo detectadas naquelas produções científicas levantadas. As discussões são precedidas pelos alicerces materiais e simbólicos do racismo estrutural, seguidos pelas ações inerentes à formação inicial e continuada, e práticas pedagógicas transgressoras ao neocolonialismo e racismo estrutural. Destaca-se a importância em divulgar os fazeres pedagógicos libertadores para um aquilombamento frente ao neocolonialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Barboza Araújo, Secretaria da Educação do Estado da Bahia - Brasil

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER – UFSB). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas. E-mail: profrobsonba@gmail.com

Milton Ferreira da Silva Junior, Universidade Federal do Sul da Bahia - Itabuna, Bahia, Brasil

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER – UFSB), Dr. em Educação. E-mail: milton.silva@cja.ufsb.edu.br

Referências

BORGES, Luzineide Miranda et al. # Soudoaxé: redes educativas e o ciberativismo da Juventude de Terreiro da nação Ijexá. 2019. 241 (Instituições, Práticas Educativas e História) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

BURBULES, N. Uma gramática da diferença: algumas formas de repensar a diferença e a diversidade como tópicos educacionais. In: GARCIA, Reguna Leite; MOREIRA, Antônio Flávio B. (org). Currículo na contemporaneidade. São Paulo: Cortez, 2003, 2003, p. 159 -188.

DA SILVA, Marcos Antonio Batista. Racismo institucional: pontos para reflexão. Laplage em revista, v. 3, n. 1, p. 127-136, 2017. DOI: https://doi.org/10.24115/s2446-6220201731223p.127-136

DA SILVA, Paulo Vinícius Baptista da Silva; GOMES, Nilma Lino; REGIS, Kátia. A Proposta e seus Objetivos. In: SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; REGIS, Kátia; MIRANDA, Shirley Aparecida de. (org). Educação das relações étnico-raciais: o estado da arte. Curitiba: NEAB-UFPR e ABPN, P. 21-32. 2018. P. 21-32

DE ASSIS SILVA, Juliana Motta Silva. O racismo brasileiro RACISMO BRASILEIRO NAna atualidadeADE ATUALID: Qual o papel da escola? Revista Eletrônica FACP, n. 20, 2021.

DE JESUS, Jeobergna; DA PAIXÃO, Marília Costa Santos; PRUDÊNCIO, Christiana Andrea Vianna. Relações étnico-raciais e o ensino de ciências: um mapeamento das pesquisas sobre o tema. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 28, n. 55, p. 221-236, 2019. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p221-236

DE SOUZA, Márcia Lúcia Anacleto. “Lá na escola (não) tem racismo!”: reflexões sobre experiências formativas em educação para as relações étnico-raciais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 3, n. 8, p. 193-209, 2017.

DO AMARAL, Sharyse Piroupo. História do negro no Brasil.: Brasília: Ministério da Educação. SECAD: Centro de Estudos Afro Orientais, Salvador, módulo 2. 2011.

DO NASCIMENTO, Abdias. do. O genocídio do negro brasileiro processo de um racismo mascarado: processo de um racismo mascarado. Rio de janeiro. Paz e Terra, 1978.

DO NASCIMENTO, Abdias. Influência da mulher negra na educação do brasileiro. O negro no Brasil, p. 211-222, 1940.In: O negro no Brasil – trabalhos apresentados no 2º Congresso Afro-Brasileiro, 1940, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p. 211-222.

DO NASCIMENTO, Telma Cristina; SPIGOLON, Nima Imaculada. Formação inicial de docentes-novos uma proposta política pedagógica antirracista: É possível?. FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES–NOVOS UMA PROPOSTA POLÍTICA PEDAGÓGICA ANTIRRACISTA: É POSSÍVEL? In: Congresso {virtual} de Iniciação Científica da Unicamp, XXVIII, 2020, evento virtual, resumos.

DOS SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa. Racismo científico no Brasil: um retrato racial do Brasil pós-escravatura. Educar em Revista, v. 34, n. 68, p. 253-268, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.53577

E SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves E. Histórias de operários negros. Porto Alegre: Nova Dimensão, 1987.

FERREIRA, Marta; MENDES, J. R. Ìtàn-oralidades e escritas: um estudo de caso sobre cadernos de hunkó e outras escritas no Ìlè Aṣé Omi Larè Ìyá Sagbá. 2015. Tese de Doutorado 101. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2015.

GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, n. 47, p. 19-33, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40602013000100003

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento negro e educação. Revista brasileira de educação, n. 15, p. 134-158, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782000000300009

JÚNIOR, Amarilio Ferreira; BITTAR, Marisa. Educação jesuítica e crianças negras no Brasil Colonial. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 80, n. 196, 1999. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.80i196.986

MACEDO, Elizabeth. Currículo, Cultura e Diferença. In: LOPES; Alice Casimiro; ALBA, Alícia de. (org) Diálogos Curriculares entre Brasil e México. Rio de Janeiro: EdUerj, 2014, p. 83-101. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575114704

MEIRA, Flávia Paola Félix; DA SILVA, Santuza Amorim. A inserção da educação das relações étnico-raciais na formação do pedagogo: Algumas reflexões sob a perspectiva de uma proposta de formação. INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ALGUMAS REFLEXÕES SOB A PERSPECTIVA DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO. DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial. e-hum, v. 14, n. 1, p. 54-63, 2021.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 5ª edição. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2019.

OLIVEIRA, Iris Verena. Educação Escolar Quilombola: relatos de experiência docente. Odeere, v. 5, n. 9, p. 109-131, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6662

OLIVEIRA, Silvia de Souza Araújo. Ensino das Relações Ético-Raciais e Educação Infantil: Perspectivas Legais e Práticas Escolares. Formiga (MG): Editora MultiAtual, 161p. 2022.

PEREIRA, Carlos Luís; PEREIRA, Márcia Regina Santana. Descolonização da política curricular monocultural e monorracista da formação de professores na área de ciências da natureza: rumor ao currículo e educação antirracista. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n.8, pág. e948986085-e948986085, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6085

RODRIGUES, Raymundo Nina. Os africanos no Brasil. On line. Rio de Janeiro: 2010.Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SCHWARCZ, Lilian Moritz. As faculdades de direito ou os eleitos da nação. O espetáculo das raças, cientistas, instituições e questão racial no Brasil. 2017.

SCHWARCZ, Lilian Moritz. Teorias raciais. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; DOS SANTOS GOMES, Flávio (Ed.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. Editora Companhia das Letras, 2018.

SILVA, Paulo Vinícius Baptista da Silva; GOMES, Nilma Lino; REGIS, Kátia. A Proposta e seus Objetivos. In: SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; REGIS, Kátia; MIRANDA, Shirley Aparecida de. Educação das relações étnico-raciais: o estado da arte. Curitiba: NEAB-UFPR e ABPN, 2018. P. 21-32

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares. Educar em Revista, v. 34, p. 123-150, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.58097

SILVA, Renata Valério; DA SILVA MOREIRA, Jani Alves. A educação, reformas curriculares e as propostas do Banco Mundial no contexto pós-golpe (2016-2018). In: Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207. p. 145-162. 2019. DOI: https://doi.org/10.5747/ch.2019.v16.n1.h411

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VALENTE, Gabriela; DANTAS, Adriana Santiago Rosa. Práticas docentes e relações étnico-raciais: reflexos da sociedade brasileira. Cadernos de Pesquisa, v. 51, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/198053147327

VIANNA, Oliveira. Evolução do povo brasileiro. 3ª edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, Brasília, 1938.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Araújo, R. B., & da Silva Junior, M. F. (2022). No chão da escola: transgressões didático-pedagógicas e superação do racismo estrutural. ODEERE, 7(2), 19-34. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11050