v. 7 n. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação

					Visualizar v. 7 n. 2 (2022): (mai./ago.) - Relações Étnico-Raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação

Organizadoras(es) do Dossiê:

Dra. Maria de Fátima de Andrade Ferreira - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil
Dra. Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui - Universidade Estadual de Londrina - Brasil
Dr. José Valdir Jesus de Santana - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil
Publicado: 2022-08-31

EXPEDIENTE

DOSSIÊ

  • Relações Étnico-raciais, Branquitude e Decolonialidade na Educação - Apresentação do Dossiê

    Maria de Fátima de Andrade Ferreira, José Valdir Jesus de Santana, Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11297
  • O Racismo como ideologia do capital monopolista

    Tatiana Lyra Lima Félix, Artur Bispo dos Santos Neto
    5-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11049
  • No chão da escola: transgressões didático-pedagógicas e superação do racismo estrutural

    Robson Barboza Araújo, Milton Ferreira da Silva Junior
    19-34
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11050
  • Relações étnico-raciais, escola e formação continuada de professores: uma experiência na comunidade do Curuzu-Salvador/BA

    Sandro dos Santos Correia
    35-49
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11069
  • Decolonialidade e educação para as relações étnico-raciais: um olhar sobre o racismo e a branquitude na escola

    Maria de Fátima de Andrade Ferreira, José Valdir Jesus de Santana, Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui
    50-70
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11086
  • Colonialidade, relações étnico-raciais e o ensino de Geografia: reflexões a partir das epistemes decoloniais

    José Valdir Jesus de Santana, Vilmar Joaquim dos Santos, Maria de Fátima de Andrade Ferreira
    71-92
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11088

ARTIGOS LIVRES

  • Memória à medida. Como é que a pandemia da Covid-19 combinou o passado com o presente?

    Vítor de Sousa, Pedro Rodrigues Costa
    93-113
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10763
  • Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças

    Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
    114-135
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10860
  • Perfil sociodemográfico do emprego doméstico e crise econômica no México, 1970-2020

    Itzmaltzin Amalia Flores Meza, Tomás Serrano Avilés, María Félix Quezada Ramírez
    136-154
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10923
  • Lei de cotas – reserva de vagas e ações afirmativas no médio integrado do IFTO – Campus Dianópolis

    Roselaine Gusson Mendes, Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
    155-173
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10402

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

  • A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico

    Amália Cardona Leites, Carlos Eduardo Bartel
    174-187
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10846
  • "Trilha jovem Iguassu": um olhar decolonial

    Wagner Grizorti, Patricia Menezes Dutra
    188-198
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11052