"Trilha jovem Iguassu": um olhar decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11052

Palavras-chave:

Decolonial, Projetos, Sustentabilidade, Trilha jovem

Resumo

Este relato pretende partilhar e refletir sobre o que pode significar o início da mudança e os limites das novas aprendizagens, bem como os seus momentos de crise na prática, a serviço de um futuro decolonial. O projeto Trilha Jovem nasce da intersecção de duas questões socioeconômicas articuladas: a busca pela inserção social e profissional de jovens, especialmente aqueles oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade e risco; e projetos na área de sustentabilidade. Criamos oportunidades de aprendizado ancoradas a projetos realizados com temas sustentáveis. Nesse cenário, é possível desenvolver pequenos e grandes movimentos sociais juvenis, baseados em programas e redes de aprendizagem. Desta maneira, buscamos desenvolver temas de projeto que reflitam práticas de empatia e cuidado, abrangendo contextos sociais negligenciados pela sociedade de modo a incentivar e/ou estimular um olhar significativo ao meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Grizorti, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Pedagogo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) UNILA  2020. E-mail: wagnergrizorti@gmail.com

Patricia Menezes Dutra, Instituto Polo Internacional Iguassu - Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Bacharel em Turismo pela Unioeste - Foz do Iguaçu e MBA em Turismo e entretenimento pela UCAM - Universidade Cândido Mendes. E-mail: patricia@poloiguassu.org

Referências

ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2004.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação. São Paulo: Artmed, 2008.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. Documento Base de Estratégia Nacional do Trilha Jovem. Ministerio do Turismo, 2006.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Manual de Gestão de Projetos. Disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2012/11/Manual-Gest%C3%A3o-de-Proje tos.pdf. Acesso em: 22 maio de 2022.

SILVA, Sani de Carvalho Rutz; SCHIRLO, Ana Cristina. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel: Reflexões para o Ensino de Física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42, 2014. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22694

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. 2009. (Conferência apresentada no Seminário “Interculturalidad y Educación Intercultural”, Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz).

WALSH,Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2017.

OLIVEIRA, Elizabeth de Souza.; MARIZETE, Lucini. O pensamento decolonial: conceitos para pensar uma prática de pesquisa de resistência. Revista Boletim Historiar, v. 8, n. 1, p. 1-19, 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Grizorti, W., & Dutra, P. M. (2022). "Trilha jovem Iguassu": um olhar decolonial. ODEERE, 7(2), 188-198. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11052