"Trilha jovem Iguassu": um olhar decolonial
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11052Palavras-chave:
Decolonial, Projetos, Sustentabilidade, Trilha jovemResumo
Este relato pretende partilhar e refletir sobre o que pode significar o início da mudança e os limites das novas aprendizagens, bem como os seus momentos de crise na prática, a serviço de um futuro decolonial. O projeto Trilha Jovem nasce da intersecção de duas questões socioeconômicas articuladas: a busca pela inserção social e profissional de jovens, especialmente aqueles oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade e risco; e projetos na área de sustentabilidade. Criamos oportunidades de aprendizado ancoradas a projetos realizados com temas sustentáveis. Nesse cenário, é possível desenvolver pequenos e grandes movimentos sociais juvenis, baseados em programas e redes de aprendizagem. Desta maneira, buscamos desenvolver temas de projeto que reflitam práticas de empatia e cuidado, abrangendo contextos sociais negligenciados pela sociedade de modo a incentivar e/ou estimular um olhar significativo ao meio ambiente.
Downloads
Referências
ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2004.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação. São Paulo: Artmed, 2008.
BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRASIL. Documento Base de Estratégia Nacional do Trilha Jovem. Ministerio do Turismo, 2006.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Manual de Gestão de Projetos. Disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2012/11/Manual-Gest%C3%A3o-de-Proje tos.pdf. Acesso em: 22 maio de 2022.
SILVA, Sani de Carvalho Rutz; SCHIRLO, Ana Cristina. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel: Reflexões para o Ensino de Física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42, 2014. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22694
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. 2009. (Conferência apresentada no Seminário “Interculturalidad y Educación Intercultural”, Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz).
WALSH,Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2017.
OLIVEIRA, Elizabeth de Souza.; MARIZETE, Lucini. O pensamento decolonial: conceitos para pensar uma prática de pesquisa de resistência. Revista Boletim Historiar, v. 8, n. 1, p. 1-19, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.