Decolonialidade e educação para as relações étnico-raciais: um olhar sobre o racismo e a branquitude na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11086

Palavras-chave:

Branquitude, Educação decolonial, Racismo, Relações raciais

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa que trata da importância dos pensamentos pós-coloniais e decoloniais entendidos como um conjunto heterogêneo e abrangente de pesquisas, estudos e propostas construídas por diferentes áreas do conhecimento e movimentos diversos, que num esforço coletivo buscam elaborar conhecimentos dissidentes e referências epistemológicas que contestam os paradigmas estabelecidos pela modernidade (MALDONADO-TORRES, 2019). Nele, buscamos refletir sobre os efeitos do racismo para a branquitude, procurando mostrar os motivos que denunciam a resistência e as dificuldades e incapacidade da escola de resolver os problemas que o funcionamento desses elementos provocam às relações étnico-raciais. O fato é que as consequências da chamada democracia racial e da ideologia da mestiçagem e miscigenação têm se mostrado persistente e duradoura através dos séculos, atravessando os tempos e construções históricas, sociais, étnicas, linguísticas e culturais que caracterizam a sociedade brasileira. Por outro lado, a decolonialidade tem sido reconhecida a partir do processo histórico de luta e resistência de movimentos afrodiaspóricos (BERNARDINO-COSTA; MALDONADO-TORRES; GROSFOGUEL, 2018) contra a lógica da colonialidade e seus efeitos materiais, simbólicos e epistêmicos nas práticas pedagógicas e nas relações sociais na escola.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Itapetinga, Bahia, Brasil

Pós-doutorado em Antropologia Social e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia- UFBA. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. E-mail:  mfatimauesb@hotmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4094-6741

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da conquista, Bahia, Brasil

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista, BA. E-mail: jsantana@uesb.edu.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7215-2562

Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui, Universidade Estadual de Londrina - Paraná, Brasil

Doutorado em Educação pela UFBA. Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas Graduação em Filosofia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Professora da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: rosaguilar@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2647-3749

 

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Ferreira, M. de F. de A., de Santana, J. V. J., & Verástegui, R. de L. A. (2022). Decolonialidade e educação para as relações étnico-raciais: um olhar sobre o racismo e a branquitude na escola. ODEERE, 7(2), 50-70. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11086