Experiências com o magistério indígena em Angra dos Reis: tessituras em educação, cultura e diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11539

Palavras-chave:

Cultura, Diferença, Educação, Interculturalidade, Magistério indígena

Resumo

O objetivo do presente texto é trançar experiências com o magistério indígena, dialogando com nossas memórias e referenciais. O texto sai então do trivial, abrindo espaço-tempo para outro modo de escrita coletiva. O inacabamento caracteriza nossa opção, ressaltando mais a riqueza do processo intercruzado, tecido a partir de nossos encontros e conversas, a princípio, aleatórios e depois mais estruturados para a condução deste texto. No ano de 2019, tivemos a fecunda e singular oportunidade de, a partir de distintas áreas de conhecimento e ênfases teórico-metodológicas, atuar como professores de estudantes indígenas, guarani e pataxó, de maneira a contribuir com um curso de qualificação, intermediado por um projeto, vinculado ao Estado do Rio de Janeiro. A rememoração do curso através dos nossos diálogos e escrita exibe a insistência daquela experiência em e entre nós, sinalizando sentidos e se fazendo como acontecimento propício a sentir/pensar processos de alteridade-mesmidade.

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Biografia do Autor

William de Goes Ribeiro, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Professor do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura (GPECult). E- mail: williamgribeiro@gmail.com

Renata Lopes Costa Prado, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Professora Adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense. E-mail: renatalopescostaprado@id.uff.br

Silmara Lídia Marton, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Professora Adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense. Atua em pesquisas vinculadas à Filosofia da Educação e Ciências da Complexidade. E-mail: silmaramarton@id.uff.br

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Ribeiro, W. de G., Prado, R. L. C., & Marton, S. L. (2022). Experiências com o magistério indígena em Angra dos Reis: tessituras em educação, cultura e diferença. ODEERE, 7(3), 102-121. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11539