v. 7 n. 3 (2022): (set./dez.) - Experiências em Educação Escolar Indígena na América Latina

					Visualizar v. 7 n. 3 (2022): (set./dez.) - Experiências em Educação Escolar Indígena na América Latina

Organizadoras(es) do Dossiê:

Dra. Célia Aparecida Bettiol - Universidade do Estado do Amazonas - Brasil
Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva - Universidade Federal Fluminense - Brasil
Dr. Luciano Cardenes Santos - Universidade Federal de Goiás - Brasil
 
 
 
Capa: Arissana Pataxó - Artista plástica brasileira da etnia pataxó. Nascida em Porto Seguro, Bahia, Arissana conta ter vivido “às margens do rio”, e que suas primeiras referências de arte vieram dessas memórias. Aos 16 anos, mudou-se para a aldeia urbana de Coroa Vermelha.
Publicado: 2022-12-30

EXPEDIENTE

DOSSIÊ

  • Experiências em Educação Escolar Indígena na América Latina

    Paulo de Tássio Borges Silva, Célia Aparecida Bettiol, Luciano Cardenes Santos
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11859
  • “Inteirando” a Língua: O Patxohã e suas paisagens híbridas no Território Kaí-Pequi (Comexatiba)

    Paulo de Tássio Borges Silva
    07-24
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11555
  • Da Aldeia à Academia, da Academia à Aldeia: os desafios da Universidade frente às demandas dos Povos Originários

    Claudecir dos Santos, Maria Silvia Cristofoli
    25-44
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11593
  • Potencialidades da Educação Intercultural na Aldeia Muã Mimatxi

    Maria Regina Lins Brandão Veas, Karla Cunha Pádua
    45-63
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11259
  • Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião

    Elizete de Lima Queiroz, Ribamar Ribeiro Júnior
    64-86
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11536
  • Escolas e professores indígenas: Reflexões sobre a formação e o uso das línguas indígenas

    Célia Aparecida Bettiol
    87-101
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11597
  • Experiências com o magistério indígena em Angra dos Reis: tessituras em educação, cultura e diferença

    William de Goes Ribeiro, Renata Lopes Costa Prado, Silmara Lídia Marton
    102-121
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11539
  • Tradução e Diferença na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Escolar Indígena

    Paulo de Tássio Borges Silva, Rosilene Cruz de Araújo, José Carlos Batista Magalhães
    122-139
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11598

ARTIGOS LIVRES

  • Trajetória e meandros da Educação Escolar Indígena em países colonizados por Espanha

    Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
    140-166
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11223
  • A educação das relações étnico-raciais no currículo praticado em uma escola no campo

    Benedito Eugenio, Catiana Nery Leal
    167-180
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11207

RESENHAS

  • Contribuições do livro "A lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e afro-brasileiras"

    Mônica Tamiris Pereira Cruz
    181-184
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11331
  • Da cientificidade de Milton Santos ao ativismo de Boaventura: mote para problematizar fronteiras

    Alexandre de Oliveira Fernandes
    185-189
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11512
  • Educação para as Relações Étnico-Raciais, Diversidades e Educação

    Andreia dos Reis Almeida
    190-194
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11387