Tradução e Diferença na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Escolar Indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11598

Palavras-chave:

DCRB, Diferença, Educação Escolar Indígena, Tradução

Resumo

A proposta tem como análise o movimento de construção do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para a Educação Escolar Indígena, tensionado pelo Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA), juntamente com as lideranças dos 30 povos indígenas da Bahia, que pontuaram a ausência de diálogos específicos acerca da Educação Escolar Indígena no DCRB, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia em dezembro de 2019. O DCRB é uma tentativa de tradução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo criado a partir dele, o Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos, movimentos de traduções do DCRB nos mais de 417 municípios da Bahia. Assim, operando com a noção de tradução (DERRIDA, 2002), na compreensão de que as políticas não são implementadas, mas traduzidas e interpretadas, buscamos entender quais paisagens curriculares (SILVA, 2019) têm se dado para a Educação Escolar Indígena na Bahia, no sentido de “escapulir” da BNCC, fala corrente entre professores (as) e lideranças indígenas, e produzir currículos para a diferença. A análise aponta tentativas de produções curriculares em contextos indígenas para além da BNCC, que tem produzido ressonâncias no cerceamento da diferença na Educação Escolar Indígena, possibilitando pensar currículos para a diferença.

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Biografia do Autor

Paulo de Tássio Borges Silva, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Possui graduação em Pedagogia: Docência e Gestão dos Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS, Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional - UFRJ e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED/UERJ. Fez o Pós-Doutorado no ProPED/UERJ com a supervisão de Elizabeth Macedo. E-mail: paulodetassiosilva@yahoo.com.br

Rosilene Cruz de Araújo, Universidade Federal do Amapá, Brasil

Graduação em História pela Universidade de Pernambuco – UPE (1996), Graduação em Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena – Ciências Matemática e da Natureza pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2006), Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2011), Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília – UNB. É Professora da Universidade Federal do Amapá no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. E-mail: anhamona.tuxa@hotmail.com

José Carlos Batista Magalhães, Universidade de Brasília, Brasil

Graduado em letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e graduado em Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Mestre e doutorando em Antropologia Social pela Universidade de Brasília - UnB. Dedica-se a estudos e pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, território, territorialidade e saberes indígenas. Tem experiência na área de Etnologia indígena, educação escolar indígena, antropologia e educação e relações étnicas, educação e relações étnico-raciais, contracolonialidade e educação. E-mail: carlinhos_tupinamba@hotmail.com

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Silva, P. de T. B., de Araújo, R. C., & Magalhães, J. C. B. (2022). Tradução e Diferença na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Escolar Indígena. ODEERE, 7(3), 122-139. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11598