Educação para as relações étnico-raciais: o uso da música como letramentos de (re)existência para uma educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.12732

Palavras-chave:

Antirracismo, Ensino de História, Música, Relações étnico-raciais

Resumo

Este texto busca levantar reflexões sobre a importância e necessidades da educação para as relações étnico-raciais e promoção da educação antirracista. A partir do uso conceitual de letramento racial crítico e, da análise de legislações que consideramos oportunas para o enfrentamento do racismo, tais como a Lei nº 14.532, de 11 de janeiro de 2023, Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que visam criminalizar o racismo, e da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura da população afro-brasileira e africana, as compreendemos como avanços no combate ao racismo. Em vista de levantarmos possibilidades para o desenvolvimento de um ensino pautado na luta antirracismo a partir e de que promova o letramento racial crítico, levantamos algumas observações sobre a música Bluesman, de Baco Exu do blues, como alternativa para o levantamento reflexivo em sala de aula para a valorização da história e identidade da população negra.

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Biografia do Autor

Gamaliel Ribeiro, Secretaria Municipal de Educação de Caçador (SC)

Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Professor da Secretaria Municipal de Educação, Caçador (SC).

Jorge Luiz Zaluski, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (Ppged-UFS).

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

Ribeiro, G., & Zaluski, J. L. (2024). Educação para as relações étnico-raciais: o uso da música como letramentos de (re)existência para uma educação inclusiva. ODEERE, 9(1), 98-122. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.12732