Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v8i3.13005

Palavras-chave:

Educação no campo; , Relações Étnico-Raciais, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o currículo da escola no campo e as relações étnico-raciais no município de Amargosa-Ba, município localizado no território de identidade do Vale do Jiquiriçá. O lócus da pesquisa foi a escola municipal Margarida Maria Alves. As análises foram realizadas por meio da leitura do Projeto Político-Pedagógico e dos Planos de Ensino dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Ciências e Artes. Os documentos curriculares analisados apontam indícios de que a educação no campo do município está sendo trabalhada com o paradigma da educação no campo funcional, porque reconhece as diferenças, todavia, o município ainda adota nas escolas do campo um currículo urbano. Algumas ações inseridas no plano de ensino dos professores indicam que os conteúdos referentes às relações étnico-raciais, estão presentes no cotidiano da escola, ainda que de forma bem tímida, sobressaindo-se na disciplina de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catiana Nery Leal, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Licenciada em Educação Física (UFRB). Mestra em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB). Doutoranda em Ensino (UESB).

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação e Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). 

Fatima Moraes Garcia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Educação (UFPR). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino.   

Referências

BAHIA. Prefeitura Municipal de Amargosa. História da cidade de Amargosa - Ba. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/amargosa/historico.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 70. ed. Lisboa: Persona, 1977.

BENEVIDES, Maria V. Educação em direitos humanos: de que se trata? Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo, 18 fev. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/9_benevides.pdf

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

CALDART, Roseli S. A Escola do campo em Movimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, p.60-81, Jan/Jun 2003. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/5645284/caldart-roseli-a-escola-do-campo-em-movimento/8

CANDAU, Vera M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Disponível em: https://educarparaomundo.files.wordpress.com/2016/07/moreira-candau-multiculturalismo-diferenc3a7as-culturais-e-prc3a1ticas-pedagc3b3gicas.pdf

CANDAU, Vera M. F. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação. Soc, Campinas, v. 118, n. 33, p. 235-250, jan.mar. 2012.Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/QL9nWPmwbhP8B4QdN8yt5xg/?format=pdf&lang=pt

EUGENIO, Benedito; LEAL, Catiana N. A educação das relações étnico-raciais no currículo praticado de uma escola do campo. Odeere, vol.7, n.03, p. 167-180, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/11207.

FERREIRA, Maria de F. A.; SANTANA, José V. J.; VERASTEGUI, Rosa L. Decolonialidade e educação para as relações étnico-raciais: um olhar sobre a branquitude e o racismo na escola. Odeere, vol.7, n. 2, p.50-70. Disponível em: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11086

GIMENO SACRISTÁN, J. O Currículo: Uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

GIMENO SACRISTÁN, J. O Que São os Conteúdos de Ensino? In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PEREZ-GOMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 149-195.

GOMES, Nilma L. Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais.1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. Rio de Janeiro: Cortez, 2011.

MOLINA, Mônica C. FREITAS, Helena C. A. Avanços e desafios na construção da educação do campo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr. 2011. Disponível em http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3072/2807

OLIVEIRA, Inês B. de. Contribuições de Boaventura de Sousa Santos para a reflexão curricular: princípios emancipatórios e currículos praticadospensados. E-Curriculum, São Paulo, v.8 n.2, ago. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/10984

OLIVEIRA, Luiz F.; CANDAU, Vera M. Pedagogia decolonial e educação intercultural e antirracista no Brasil. Educação em Revista, vol.26, n.01, p.15-40, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TXxbbM6FwLJyh9G9tqvQp4v/?format=pdf&lang=pt.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA. Dados das escolas no município de Amargosa/Ba. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/bibliotecacatalogo.html?id=35691&view=detalhes

RAMOS, Jéssica R. S. Políticas de currículo para as escolas do campo: entre negociações e articulações políticas. Currículo Sem Fronteiras, p. 871-894, dez. 2018. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/ramos-cunha.pdf

SANTANA, José V.J.; SANTOS, Vilmar J.; FERREIRA, Maria de F.A. Colonialidade, relações raciais e o ensino de Geografia: reflexões a partir das epistemes decoloniais. Odeere, vol. 7, n.2, p.71-92, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11088

SANTOS, Boaventura S. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Juliana B; EUGENIO, Benedito. Práticas pedagógicas e a educação das relações raciais na Escola Quilombola Alto Alegre: uma perspectiva intercultural. Cenas Educacionais, Caetité-Bahia -Brasil, v.6, n.e13165, p.1-24, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/13165/11107

SÁ-SILVA, Jackson R.; ALMEIDA, Cristóvão D. de; GUINDANI, Joel F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande do Sul, v. 1, n. 1, p.1-15, jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351

SCHEWTSCHIK, Annaly. O planejamento de aula: um instrumento de garantia de aprendizagem. Anais do IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, Fortaleza, 2017.

SILVA, Filipe G. P. da. Os paradigmas que alicerçam os livros didáticos de História e Geografia da coleção didática Projeto Buriti multidisciplinar: um olhar através das epistemologias do Sul. 305f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Caruraru, 2015.

SILVA, Janssen F. da et al. Paradigmas da educação no campo: um olhar a partir dos estudos pós-coloniais latino-americanos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 09-38, dez. 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5100

SOUZA, Murilo M. O. A educação popular no campo: entre o saber camponês e o conhecimento científico. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v.8, p.64-75, jan./dez. 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20161

SOUZA, Maria Antônia de. Educação no campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Educ. Soc., Campinas, p. 1089-1111, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a08.pdf

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad, 2000.

VEIGA, Ilma P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br/.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e reviver. In: CANDAU, V. M. (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 letras, 2009. p. 12-42.

WANDERLEY, Maria N. B. O mundo rural brasileiro: acesso a bens e serviços e integração campo-cidade. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, vol. 17, n° 1, p. 60-85, 2009. Disponível em: https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/308

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Nery Leal, C., Eugenio, B., & Moraes Garcia, F. (2023). Currículo e relações étnico-raciais em uma escola no campo no município de Amargosa-Ba. ODEERE, 8(3), 252-273. https://doi.org/10.22481/odeere.v8i3.13005