O ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo com jovens e adultos (CESEC-Uberlândia, MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14237

Palavras-chave:

Antirracismo, História da África e cultura afro-brasileira, Jovens e adultos

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia (ProfHistória/UFU). Nos limites do texto o objetivo consistiu em apresentar o processo que culminou na elaboração do Curso intitulado “Por uma educação antirracista: o estudo da história da África, cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais” produzido como resultado da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional, tendo como base e público alvo estudantes jovens e adultos. O estudo está fundamentado em uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica em livros e artigos acadêmicos tendo como principais referências autores que realizaram estudos sobre Educação de Jovens e adultos (EJA) e Educação e relações étnico-raciais. Analisamos documentos que regularizam a educação brasileira e as leis antirracistas dedicando atenção especial à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96 e à Lei 10.639/03, alterada posteriormente pela Lei 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade da temática História e cultura afro-brasileira e indígena. Recorreu também a um questionário diagnóstico aplicado aos jovens e adultos estudantes do Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC Uberlândia). Conclui-se que para efetivar uma educação antirracista, o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira não pode se limitar a ações pontuais. É necessário descolonizar os currículos.

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Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, MG. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU) e no Profhistória.

Maria Joana Costa Muniz de Resende, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Profhistória) na Universidade Federal de Uberlândia. Professora de História da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.

Referências

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

Fernandes da Silva Júnior, A., & Costa Muniz de Resende, M. J. (2024). O ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo com jovens e adultos (CESEC-Uberlândia, MG). ODEERE, 9(1), 123-143. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14237