O ensino de história da África e cultura afro-brasileira: um estudo com jovens e adultos (CESEC-Uberlândia, MG)
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14237Palavras-chave:
Antirracismo, História da África e cultura afro-brasileira, Jovens e adultosResumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia (ProfHistória/UFU). Nos limites do texto o objetivo consistiu em apresentar o processo que culminou na elaboração do Curso intitulado “Por uma educação antirracista: o estudo da história da África, cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais” produzido como resultado da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional, tendo como base e público alvo estudantes jovens e adultos. O estudo está fundamentado em uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica em livros e artigos acadêmicos tendo como principais referências autores que realizaram estudos sobre Educação de Jovens e adultos (EJA) e Educação e relações étnico-raciais. Analisamos documentos que regularizam a educação brasileira e as leis antirracistas dedicando atenção especial à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96 e à Lei 10.639/03, alterada posteriormente pela Lei 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade da temática História e cultura afro-brasileira e indígena. Recorreu também a um questionário diagnóstico aplicado aos jovens e adultos estudantes do Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC Uberlândia). Conclui-se que para efetivar uma educação antirracista, o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira não pode se limitar a ações pontuais. É necessário descolonizar os currículos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 10.639. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e cultura afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 12 set. 2023.
BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 12 set. 2023.
BRASIL. Lei 5.5692 de 11 de agosto de 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 set. 2023.
COSTA, J. B.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado, [S. l.], v. 31, n. 1, jan./abr. 2016.
GOMES, N. L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 98-109, jan./abr. 2012.
GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteiras e colononialidade global. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogá, 2019.
KI-ZERBO, Joseph. História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO – 2.ed. rev. – 2010.
MINAS GERAIS. Resolução SEE/MG n.º 2250 de 28 de dezembro de 2012. Disponível em: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/2245-12-r-correto.pdf. Acesso em: 12 set. 2023.
OLIVA, A. R. O. R. Olhares sobre a África: abordagens da história contemporânea da África nos livros didáticos brasileiros. História Revista, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 17–35, 2009
OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M. F. de. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, abr. 2010.
QUIJANO, A. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, [S. l], n. 19, v. 55, 2005.
SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S; MENESES, M. P. (org.). Epistemologia do Sul. Edição Almedina S/A. Coimbra, 2009.
SANTOS, S. A. A lei nº 10.639/03 como fruto da luta antirracista do movimento negro. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação antirracista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Brasília: Ministério da Educação, (Coleção Educação para todos) 2005, p. 21-37.
SILVA, G. J.; MEIRELES, M. C. Orgulho e preconceito no ensino de história no Brasil: reflexões sobre currículos, formação docente e livros didáticos. Crítica Histórica, v. 8, n. 15, p. 7-30, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.