“Antes de saber para onde vai, é preciso saber quem é”: entrevista com o professor Douglas Verrangia Corrêa da Silva sobre educação para as relações étnico-raciais, ensino de ciências e a lei 10.639/2003
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14628Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Formação docente, Relações étnico-raciaisResumo
Este texto apresenta a entrevista com o professor Douglas Verrangia da Silva, Professor da Universidade Federal de São Carlos. A entrevista foi construída de forma dialógica. O roteiro inicial foi previamente enviado e em seguida agendamos a data da entrevista pela Plataforma Google Meet. A proposta tem por objetivo tecer reflexões sobre o Ensino de Ciências na perspectiva das relações étnico-raciais. As elaborações e respostas textualmente apresentadas, evidenciam o olhar para a formação do professor de Biologia, os atravessamentos refletidos nos desdobramentos teóricos da ação didático-pedagógica e o entrelace da história de vida, atuação profissional, experiência, escolhas teórico-metodológicas, formação docente, práxis e pesquisa afroreferenciada.
Downloads
Referências
BENTO, Cida. Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 2001.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo, SP: n-1 edições, 2018a.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: n-1 edições, 2018b.
NOGUERA, Renato. “Antes de saber para onde vai, é preciso saber quem você é”: tecnologia griot, filosofia e educação. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, v. 10. n. 2, p. 258-277, 2019.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 489-506, 2008.
SILVERIO, Florença Freitas; VERRANGIA, Douglas. O cientista é um homem branco ocidental: Uma análise de livros didáticos de Biologia. Abatirá: Revista de Ciências Humanas e Linguagens, v. 2, p. 332-360, 2021.
UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. História geral da África, I: metodologia e pré-história da África / editado por Joseph Ki -Zerbo. – 2.ed. rev. – Brasília: UNESCO, 2010.
VERRANGIA, Douglas. A educação das relações étnico-raciais: uma proposta teórico-metodológica para a desconstrução de estereótipos na educação em Ciências e Biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 15(nesp.2), p. 492–512, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.