“Antes de saber para onde vai, é preciso saber quem é”: entrevista com o professor Douglas Verrangia Corrêa da Silva sobre educação para as relações étnico-raciais, ensino de ciências e a lei 10.639/2003

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14628

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação docente, Relações étnico-raciais

Resumo

Este texto apresenta a entrevista com o professor Douglas Verrangia da Silva, Professor da Universidade Federal de São Carlos. A entrevista foi construída de forma dialógica. O roteiro inicial foi previamente enviado e em seguida agendamos a data da entrevista pela Plataforma Google Meet. A proposta tem por objetivo tecer reflexões sobre o Ensino de Ciências na perspectiva das relações étnico-raciais. As elaborações e respostas textualmente apresentadas, evidenciam o olhar para a formação do professor de Biologia, os atravessamentos refletidos nos desdobramentos teóricos da ação didático-pedagógica e o entrelace da história de vida, atuação profissional, experiência, escolhas teórico-metodológicas, formação docente, práxis e pesquisa afroreferenciada. 

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Biografia do Autor

Fabiana Correia Moura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mulher Negra, Mãe de Júlia e Maria Luiza. Professora, Escritora, Pedagoga. Especialista em Direitos Humanos. Mestra e Doutoranda em Ensino de Ciências e Matematica - (PPG-ECFP) Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual Luísa Mahim - SEC/BA.

Douglas Verrangia, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

É Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2000), Mestre (2004) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Educação pelo PPGE-UFSCar com estágio doutoral na City University of New York (CUNY) (2009). Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de conceitos científicos e relações sociais, com ênfase nas relações etnicorraciais. É consultor da UNESCO na área Relações Etnicorraciais, tendo trabalhado no programa "África-Brasil: caminhos cruzados", que reeditou, no Brasil, a coleção "História Geral da África". Realizou pos-doc na Universidade de Campinas (Unicamp, 2017), com estágio de pesquisa na Universidade Autônoma de Barcelona, desenvolvendo pesquisa financiada pela FAPESP sobre a cultura catalã e educação, com foco na sustentabilidade. É professor associado do Dep. de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade Federal de São Carlos. 

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

Correia Moura, F., & Verrangia, D. (2024). “Antes de saber para onde vai, é preciso saber quem é”: entrevista com o professor Douglas Verrangia Corrêa da Silva sobre educação para as relações étnico-raciais, ensino de ciências e a lei 10.639/2003. ODEERE, 9(1), 163-177. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14628