Memórias e espelhamentos sobre “tornar-se negra” fazendo docência no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.14631

Palavras-chave:

Docência, Ensino superior, Mulher negra, Ciência antirracista.

Resumo

Este artigo apresenta memórias da experiência docente de uma jovem que se tornou negra na Universidade, reconfigurando assim a forma de se posicionar no mundo acadêmico e na vida pessoal. Os relatos são apresentados em forma de carta, um recurso metodologicamente criativo, conforme Figueiredo (2015), que aproxima a narrativa de acontecimentos em diálogo com autoras negras, preferencialmente. Ao relatar sua experiência, a autora toma a ideia de espelhos que se constroem e são construídos a partir de vivências acadêmicas. Ao utilizar o “tornar-se negro”, conceito cunhado por Neuza Santos Souza (1983), como fio de condução desse diálogo, é possível refletir com criticidade sobre as dificuldades e apagamentos na difusão de pensadoras e pensadores negros na ciência, principalmente em ciências sociais aplicadas. Dessa forma, este trabalho sugere uma (re)descontrução dos componentes curriculares em todos os cursos do ensino superior para que discussões e conhecimentos produzidos no Brasil incorporem os saberes da intelectualidade negra desse país, efetivando a transformação social.

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Biografia do Autor

Andressa de Sousa Santos Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora auxiliar do curso de Administração da Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia, Bahia, Brasil. Bolsista CAPES.

Rosangela Janja Costa Araújo, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo, Faculdade de Filosofia Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia,  Salvador, BA, Brasil. 40210-630,

Sofia Silva de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no curso de Administração.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

de Sousa Santos Ferreira, A. ., Araújo, R. J. C. ., & Souza, S. S. de. (2024). Memórias e espelhamentos sobre “tornar-se negra” fazendo docência no ensino superior. ODEERE, 9(3), 114-133. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.14631