v. 9 n. 3 (2024): (Set./Dez.) Relações Étnicas, Educação e Cidadania

					Visualizar v. 9 n. 3 (2024): (Set./Dez.) Relações Étnicas, Educação e Cidadania

Organizadoras(es) do Dossiê:

Prof. Dr. Daniel Valério Martins - (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) - Brasil

Prof. Dr. Marcos Fernandes-Sobrinho - (Instituto Federal Goiano/Universidade Federal de Catalão ) - Brasil

Prof. Dr. Alfredo Guillermo Rajo Serventich - (Universidad Intercultural Indígena de Michoacán) - México

Design de Capa:

Jacson Bomfim

Publicado: 2024-12-19

EXPEDIENTE

DOSSIÊ

  • Relações Étnicas, Educação e Cidadania - Apresentação

    Daniel Valério Martins, Marcos Fernandes-Sobrinho, Alfredo Guillermo Rajo Serventich
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15708
  • A educação das relações étnico-raciais no olhar das gestoras escolares: um fato isolado ou um silêncio implantado?

    Carlos Eduardo Ströher, Aruna Noal Correa
    6-29
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15381
  • Desafios e possibilidades da Gestão escolar para a Equidade racial na rede pública estadual do Ceará-BR

    Helder Nogueira Andrade
    30-45
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15561
  • Avaliação materializada em relações étnico-raciais, inclusão e cidadania: cadernos de ideias para mudar o mundo

    Daniel Valério Martins
    46-57
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15627
  • Colonialismo contemporâneo

    Alfredo Guillermo Rajo Serventich
    58-68
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15588
  • Juchari tucupachaequa: Espiritualidade p’urhépecha

    José Francisco Martínez Gracián
    69-80
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15675

ARTIGOS LIVRES

  • O Lobolo no Sul de Moçambique: uma convergência entre a modernidade e a tradição

    Victor Simoes Henrique, Nheleth das Algas Ratibo
    81-96
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.14595
  • Disputas e controvérsias nas redes sociais em torno do papel do Banco do Brasil na escravidão

    Marcelo Brandão Araujo, Ricardo Willy Rieth
    97-113
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.14608
  • Memórias e espelhamentos sobre “tornar-se negra” fazendo docência no ensino superior

    Andressa de Sousa Santos Ferreira, Rosangela Janja Costa Araújo, Sofia Silva de Souza
    114-133
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.14631
  • Saberes de quilombos nas práticas de saúde: um estudo de revisão sistemática de literatura

    Luzia Wilma Santana da Silva, Girlane Alves de Souza, Ana Angélica Leal Barbosa, Graciela Souza Almeida , Antônio Carlos Santos Silva
    134-158
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15023
  • O estágio supervisionado II: reflexão prática das aulas de regência na formação de professores indígenas

    Allan Gomes dos Santos, Rosa de Lima Medeiros Neta
    159-179
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15075
  • Políticas de saúde quilombola no Brasil: gênese, desenvolvimento e avaliação

    Carla dos Anjos Siqueira, Adna Cândido de Paula
    180-202
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15277
  • Um prólogo histórico-crítico depois de vinte anos: concepções pedagógicas e epistemológicas de movimento negro educador

    Pedro Vinícius Castro Magalhães do Amparo, Hélio da Silva Messeder Neto
    203-222
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15465
  • Práticas pedagógicas interculturais e decoloniais: sonhar com o futuro como práxis subversiva

    Nathália Cristina Lemes Simão, Núria Lorenzo Ramírez, João Henrique Suanno, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Márcio Penna Corte Real, Marcos Fernandes-Sobrinho
    223-246
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15578

NOVAS(OS) PESQUISADORAS(ES)

RESENHAS

  • Educação e decolonialidade

    Sandra de Souza Maciel
    261-264
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15390
  • A ciência como legitimadora do racismo.

    Sirlane Bonfim Pereira Gomes
    265-271
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15435