A educação das relações étnico-raciais no olhar das gestoras escolares: um fato isolado ou um silêncio implantado?
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15381Palavras-chave:
Educação das relações étnico-raciais, Escola, Gestores escolares, Políticas educacionais, RacismoResumo
O presente estudo realiza uma análise da aplicação do artigo 26-A da LDB (Brasil, 1996), que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afrobrasileira e indígena nas instituições de ensino. A pesquisa tem por objetivo compreender de que forma gestores escolares implementam a educação das relações étnico-raciais (ERER) em escolas de dois municípios do Vale do Rio Caí/RS. Em termos metodológicos, configura-se como estudo de caso, de cunho quali-quantitativo, com produção de dados por meio de questionários semi-estruturados encaminhados aos gestores das escolas da rede pública de Bom Princípio e São Sebastião do Caí, situados no Rio Grande do Sul/Brasil. Os resultados apontam desconfortos e incertezas quanto à condução de situações de racismo existentes nas escolas, bem como, sinalizam a necessidade de suporte pedagógico e de espaços de reflexão coletiva sobre o tema de forma que possibilitem a reeducação das relações étnico-raciais.
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