A educação das relações étnico-raciais no olhar das gestoras escolares: um fato isolado ou um silêncio implantado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15381

Palavras-chave:

Educação das relações étnico-raciais, Escola, Gestores escolares, Políticas educacionais, Racismo

Resumo

O presente estudo realiza uma análise da aplicação do artigo 26-A da LDB (Brasil, 1996), que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afrobrasileira e indígena nas instituições de ensino. A pesquisa tem por objetivo compreender de que forma gestores escolares implementam a educação das relações étnico-raciais (ERER) em escolas de dois municípios do Vale do Rio Caí/RS. Em termos metodológicos, configura-se como estudo de caso, de cunho quali-quantitativo, com produção de dados por meio de questionários semi-estruturados encaminhados aos gestores das escolas da rede pública de Bom Princípio e São Sebastião do Caí, situados no Rio Grande do Sul/Brasil. Os resultados apontam desconfortos e incertezas quanto à condução de situações de racismo existentes nas escolas, bem como, sinalizam a necessidade de suporte pedagógico e de espaços de reflexão coletiva sobre o tema de forma que possibilitem a reeducação das relações étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ströher, IFRS

Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Caxias do Sul e da rede municipal de ensino de Bom Princípio/RS.

Aruna Noal Correa, Universidade Federal de Santa Maria - Brasil

Docente do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Ströher, C. E., & Noal Correa, A. (2024). A educação das relações étnico-raciais no olhar das gestoras escolares: um fato isolado ou um silêncio implantado? . ODEERE, 9(3), 6-29. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15381