Avaliação materializada em relações étnico-raciais, inclusão e cidadania: cadernos de ideias para mudar o mundo
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15627Palavras-chave:
Avaliação Materializada, Relações Étnico-raciais, Produtos Educacionais, DidáticaResumo
Este artigo parte do desenvolvimento de um material no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, com alunos das licenciaturas de Química, Educação Física, Biologia e do Mestrado de Educação, nas disciplinas de Relações Étnico-raciais; Educação Inclusiva, Diversidade e Cidadania; e Cultura, Currículo e Avaliação. Os alunos aceitaram o desafio e trocaram suas provas pela materialização na escrita de livros. Partimos da metodologia de Pesquisa-ação para uma reflexão e melhoria das práticas educacionais vivenciadas. Os objetivos foram incentivar e transformar alunos em autores, desmistificar e simplificar teorias complexas além de substituir provas pela escrita de livros. Como referencial teórico partimos de obras literárias de Antoine de Saint-Exupéry (2005); Jérôme Ruillier (2014); Rubem Alves (1995), Carlos Rodrigues Brandão (2014), Paulo Freire (1979; 2001; 2002) e Machado de Assis (1994). O resultado dessa proposta foi a produção de uma coleção de quatro volumes intitulada “Cadernos de ideias para mudar o mundo” publicada pelas Edições AINPGP.
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