Didática intercultural e decolonial entre o povo Iny da aldeia Buridina: possibilidades epistêmicas da educação escolar indígena brasileira a partir da reconstrução dos costumes das línguas maternas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15577

Palavras-chave:

Cultura, Didática, Educação, Interculturalidades

Resumo

A pesquisa se baseou na análise bibliográfica acerca dos conceitos de didática intercultural e decolonialidade de Vera Candau (2023), Catherine Walsh (2005) e Walter Mignolo (2005). Ademais, trabalhou-se com autores que desenvolvem pesquisas a respeito da Escola Indígena Maurehi como Leandro Mendes Rocha (1998), Joel Orlando Bevilaqua Marin (2009) e Maria do Socorro Pimentel da Silva (2009), com intuito de contextualizar o surgimento e o processo de criação da didática escolar indígena em específico entre os Iny. A análise documental é desenvolvida a partir do contato do documento atualizado do Projeto de Cultura e Educação Karajá/Iny (2024), cedido pela diretora da escola indígena para consulta. Conclui-se que a didática intercultural e decolonial é uma possibilidade epistêmica para a contribuição da equidade na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Rita de Almeida, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFG. Mestra em Direitos Humanos PPIDH/UFG. Licenciada em História pela UEG. Experiência em pesquisa acerca das relações etnico-raciais

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Professora da Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1994). Membro do Grupo de Pesquisa ECOTRANSD - Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade (UCB) coordenado pela Dra. Maria Cândida Moraes. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (UFT) coordenado pela Dra. Maria José de Pinho e pelo Dr. João Henrique Suanno. Membro da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes: uma comunidade de conhecimento para uma nova consciência - RIES (Coord. UCB/Brasil e UB/Espanha) e da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI - RIEC (Coord. UB/Espanha e Unibave/Brasil). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação (UFG) coordenado pela Dra. Valdeniza Maria Lopes da Barra e Dra. Dalva Eterna Gonçalves Rosa.

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona - UB-ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB-DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana-Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Psicólogo - PUC/GO. Psicopedagogo PUC-GO. Professor Titular da Universidade Estadual de Goiás

Marcos Fernandes-Sobrinho, Instituto Federal Goiano (IF Goiano)/Universidade Federal de Catalão (UFCat)

Professor, advogado e consultor, com formação em Direito (UEG), Física (UFU) e Administração (FAAB). Docento no PPGEnEB/IFGoiano e no PPGGO/UFCAT. Pós-doutorado em Direito Público e doutor em Educação em Ciências e Matemática (UnB).

 

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BRASIL. Ministério da Educação/SETEC. Currículo Referência: políticas públicas para a educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. Lei Federal 11.645 de 10 de março de 2008. Brasília, DF, 2008. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, DF: junho, 2008.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Racias e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana, Brasília: 2011.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar, Brasília, DF: Inep, 2022.

CANDAU, Vera Maria. A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Rio de Janeiro, PUC RIO, 2005.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Didática Crítica Intercultural e Decolonial: uma perspectiva em construção. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PIMENTA, Selma Garrido; PUENTES, Roberto Valdés (orgs). Didática Crítica no Brasil. 1a Ed. - São Paulo: Cortez, 2023, p. 208-232.

CHAIM. Marivone Matos. Os aldeamentos indígenas na capitania de Goiás: sua importância na política de povoamento (1749-1811). Goiânia, GO: Oriente, 1974.

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 16–35, maio 2003.

HALL, Stuart. Policing the crisis: mugging, the state and law and order. London: Macmillan, 1978.

ISA. Instituto Socioambiental. https://www.socioambiental.org/.

KARAJÁ, Valdirene. Projeto de Educação Cultural Iny/Karajá Aldeia Buridiná. 2024.

MARIN, Joel Orlando Bevilaqua. A formação de trabalhadores brasileiros: a experiência do Colégio Isabel. São Leopoldo/RS, Unisinos, 2009.

MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Universidade Simon Bolivar, 2005.

ROCHA, Leandro Mendes. O Estado e os índios. Editora: UFG, Goiânia-GO 1998.

SANTOS, Eufrázia Cristina Menezes Santos. Gilroy, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Revista de Antropologia, v. 45, n. 1, p. 273–278, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O papel da produção de conhecimento na transformação social. In: ABONG (org.). O papel da sociedade civil nas novas pautas políticas. São Paulo: Peirópolis, 2004, p. 39-54.

SILVA, Maria do Socorro Pimentel da. Impacto da educação na vitalidade do patrimônio epistêmico Iny. Editora: UFG, Goiânia, 2009.

SILVA, Maria do Socorro Pimentel da. Letramento em línguas indígenas na retomada de saberes ancestrais. Tellus, v. 20, n. 43, p. 251-272, set./dez. 2020.

WALSH. Catharine. Interculturalidade crítica y pedagogia de-colonial: apuestas (des) de el in-surgir, re-existir y re-vivir. Educação Online, n. 4, p. 1-29, 2005. https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1802.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Almeida, N. R. de, Suanno, M. V. R. ., Suanno, J. H. ., & Fernandes-Sobrinho, M. . (2024). Didática intercultural e decolonial entre o povo Iny da aldeia Buridina: possibilidades epistêmicas da educação escolar indígena brasileira a partir da reconstrução dos costumes das línguas maternas. ODEERE, 9(3), 247-260. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15577