O estágio supervisionado II: reflexão prática das aulas de regência na formação de professores indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15075

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação docente indígena, Prática reflexiva, CLIND/UNEAL

Resumo

O presente artigo discute a importância das aulas de regência do estágio supervisionado, cuja finalidade é desenvolver em cada estudante em formação, a compreensão da relação teórico-prática durante o tempo universidade e promover o contato inicial com a docência. O estágio supervisionado, como componente curricular obrigatório no curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática, estabelece esse diálogo entre a teoria apreendida no contexto da educação escolar indígena (tempo-universidade) e sua aplicabilidade na prática comunitária das escolas estaduais indígenas de Alagoas. Este trabalho trata das observações realizadas no transcorrer do Estágio Supervisionado II com alunos do Alto Sertão de Alagoas. As informações apresentadas resultam das observações e participações nos cenários escolares por parte do autor e co-autora e, nas salas de aula, pelo autor na condição de professor orientador que acompanhou o desenvolvimento das aulas de regências. A investigação foi amparada por uma revisão bibliográfica e por relatos obtidos nas observações das aulas de regência. Teve como aporte teórico Bianchi et al. (2005), Lima e Pimenta (2006), Pimenta (1997), Tardif (2002) e dentre outros. O estágio mostrou-se como um espaço de importantes reflexões e debate, ações e atitudes e crescimentos e experiências no contato com a profissão escolhida.

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Biografia do Autor

Allan Gomes dos Santos, Universidade Estadual Alagoas (UNEAL/CLIND); Secretaria Municipal Educação Maceió/AL (SEMED); IFAL/UAB/DIREAD

Allan Gomes dos Santos

Autor

Pos-Doutorado en Liderazgo para la Gestión e Innovación Educativa en una Sociedad Inclusiva pela UAA. Doutor em Ciências da Educação (UAA/2023). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, na área temática de Educação Matemática, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008). Professor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/CLIND).

Rosa de Lima Medeiros Neta, Professora Mestra Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL e CLIND)

Rosa de Lima Medeiros Neta

Autora

Doutoranda em Ciências da Educação (UAA). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe/UFS (2002). Especialista em Desenvolvimento Regional no Espaço do Semiárido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/CLIND).

ORCID/ROSA: 0000-0003-3592-4927

Allan Gomes dos Santos

Autor

Pos-Doutorado en Liderazgo para la Gestión e Innovación Educativa en una Sociedad Inclusiva pela UAA. Doutor em Ciências da Educação (UAA/2023). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, na área temática de Educação Matemática, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008). Atualmente professor Universidade Estadual Alagoas (UNEAL/CLIND).

ORCID/ALLAN: 0000-0002-2166-9390

 

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Gomes dos Santos, A., & Medeiros Neta, R. de L. . (2024). O estágio supervisionado II: reflexão prática das aulas de regência na formação de professores indígenas. ODEERE, 9(3), 159-179. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15075