O estágio supervisionado II: reflexão prática das aulas de regência na formação de professores indígenas
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15075Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Formação docente indígena, Prática reflexiva, CLIND/UNEALResumo
O presente artigo discute a importância das aulas de regência do estágio supervisionado, cuja finalidade é desenvolver em cada estudante em formação, a compreensão da relação teórico-prática durante o tempo universidade e promover o contato inicial com a docência. O estágio supervisionado, como componente curricular obrigatório no curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática, estabelece esse diálogo entre a teoria apreendida no contexto da educação escolar indígena (tempo-universidade) e sua aplicabilidade na prática comunitária das escolas estaduais indígenas de Alagoas. Este trabalho trata das observações realizadas no transcorrer do Estágio Supervisionado II com alunos do Alto Sertão de Alagoas. As informações apresentadas resultam das observações e participações nos cenários escolares por parte do autor e co-autora e, nas salas de aula, pelo autor na condição de professor orientador que acompanhou o desenvolvimento das aulas de regências. A investigação foi amparada por uma revisão bibliográfica e por relatos obtidos nas observações das aulas de regência. Teve como aporte teórico Bianchi et al. (2005), Lima e Pimenta (2006), Pimenta (1997), Tardif (2002) e dentre outros. O estágio mostrou-se como um espaço de importantes reflexões e debate, ações e atitudes e crescimentos e experiências no contato com a profissão escolhida.
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