Práticas pedagógicas interculturais e decoloniais: sonhar com o futuro como práxis subversiva
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15578Palavras-chave:
Interculturalidade, Decolonidade, Didática crítica, Formação continuada, Escola Afro-Brasileira Maria FelipaResumo
O referido artigo propõe apresentar uma reflexão diante da contribuição de uma didática crítica intercultural e decolonial para a construção de novas formas de se viver em sociedade. Baseando na teoria de Vera Candau, o texto busca evidenciar a importância de uma educação que valorize a diversidade cultural, com ênfase na promoção da equidade racial, além dos desafios encontrados tanto nas questões estruturais da educação, tanto nas forças que buscam uma internacionalização e padronização de práticas pedagógicas. Para a exposição dessas ideias, foi feita a análise de partes do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, localizada na cidade de Salvador, Bahia, cuja a intencionalidade da proposta pedagógica tem como intuito, desde sua concepção, em ser uma escola afro-brasileira. A escola possui um currículo voltado para a redução das desigualdades raciais, assim como na valorização e promoção da cultura preta e afro-brasileira. O texto ressalta ainda, a importância de práticas pedagógicas interculturais e decoloniais que celebrem as múltiplas identidades e culturas como maneira a se sonhar com futuros possíveis, assim com o papel crucial da formação continuada de professores, para que estes se sintam aptos e seguros para incluírem a diversidade como parte fundamental de uma educação transformadora.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, dez. 1996. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de pesquisa, v. 46, p. 802-820, 2016.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Didática, interculturalidade e formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar, n. 8, p. 28-44, 2020.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Didática Crítica Intercultural e Decolonial: uma perspectiva em construção. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PIMENTA, Selma Garrido; PUENTES, Roberto Valdés (orgs). Didática Crítica no Brasil. 1a Ed. - São Paulo: Cortez, 2023, p. 208-232.
COSSETIN, Márcia; DOMICIANO, Cassia Alessandra; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago. A Unesco e a Declaração de Incheon: o protagonismo do setor privado na Agenda Mundial para Educação 2030. Educere et Educare, v. 15, n. 37, out./dez. 2020. https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.24389.
ESCOLA AFRO-BRASILEIRA MARIA FELIPA. Projeto Político Pedagógico. 2020. https://doceru.com/doc/cxc00n0.
FALLETI, Renata; MAX, Robson; SOUZA, Rosângela. Educação multicultural: nos caminhos de uma Pedagogia da Festa. In: FRANZIM, Raquel; LOVATO, Antônio Sagrado; BASSI, Flávio (orgs.). Criatividade: mudar a educação, transformar o mundo. 1ª Ed. São Paulo: Ashoka/ Instituto Alana, 2019, p. 112-122.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 44ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, v. 2, 2013.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. INEP Data: Estatísticas do Censo Escolar. 2023. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/estatisticas-censo-escolar.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. A escola dos sonhos existe! | Bárbara Carine | TEDXSalvador. Youtube, 21 de julho de 2023. 13 minutos e 56 segundos. https://youtu.be/GfgRFo13K8Q.
SENADO, Agência. Brasil tem 5 mil crianças e adolescentes assassinados por ano, aponta debate. Senado Notícias, 2024. https://https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/08/23/brasil-tem-5-mil-criancas-e-adolescentes-assassinados-por-ano-aponta-debate.
UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a infância. Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. https://www.unicef.org/brazil/media/30071/file/panorama-violencia-letal-sexual-contra-criancas-adolescentes-no-brasil-v04%20(003).pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.