Um prólogo histórico-crítico depois de vinte anos: concepções pedagógicas e epistemológicas de movimento negro educador
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15465Palavras-chave:
Educação das relações étnico-raciais, História e cultura africana e afro-brasileira, Movimento negro educador, Pedagogia histórico-críticaResumo
O objetivo desta pesquisa teórica é problematizar as concepções de educação, conhecimento e produção de conhecimento que compartilhamos no movimento negro a partir da descrição que encontramos delas na obra “O movimento negro educador”, de Nilma Lino Gomes. A obra foi escolhida como objeto de estudo pela penetração no campo e pelo objetivo de pensar o papel do movimento negro no desenvolvimento da compreensão sobre raça e racismo no Brasil, seja no âmbito mais geral, seja na educação escolar. Este trabalho suscita um debate para repensarmos os limites e as potencialidades de nossas concepções enquanto movimento negro proletário a respeito sobre a relação entre raça, racismo, educação e conhecimento e caminhos que podemos seguir para requalificá-las.
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