Um prólogo histórico-crítico depois de vinte anos: concepções pedagógicas e epistemológicas de movimento negro educador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15465

Palavras-chave:

Educação das relações étnico-raciais, História e cultura africana e afro-brasileira, Movimento negro educador, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

O objetivo desta pesquisa teórica é problematizar as concepções de educação, conhecimento e produção de conhecimento que compartilhamos no movimento negro a partir da descrição que encontramos delas na obra “O movimento negro educador”, de Nilma Lino Gomes. A obra foi escolhida como objeto de estudo pela penetração no campo e pelo objetivo de pensar o papel do movimento negro no desenvolvimento da compreensão sobre raça e racismo no Brasil, seja no âmbito mais geral, seja na educação escolar. Este trabalho suscita um debate para repensarmos os limites e as potencialidades de nossas concepções enquanto movimento negro proletário a respeito sobre a relação entre raça, racismo, educação e conhecimento e caminhos que podemos seguir para requalificá-las.

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Biografia do Autor

Pedro Vinícius Castro Magalhães do Amparo, Instituto Federal da Bahia - Brasil

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Bahia. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências na mesma universidade. Professor do Instituto Federal da Bahia (Campus Barreiras).

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Licenciado em Química. Doutor e mestre pelo Programa de Ensino, História e Filosofia da UFBA/UEFS. Professor da UFBA e educador popular.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Amparo, P. V. C. M. do, & da Silva Messeder Neto, H. (2024). Um prólogo histórico-crítico depois de vinte anos: concepções pedagógicas e epistemológicas de movimento negro educador. ODEERE, 9(3), 203-222. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i3.15465