Género y sexualidad de grupos étnicos subalternizados: posibilidades para la enseñanza de las ciencias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14640

Palabras clave:

Colonialismo, Género, Sexualidad, Etnia, Enseñanza de las Ciencias

Resumen

Este estudio explora alternativas de género y sexualidad construidas por grupos étnicos subalternizados que antagonizan las normas resultantes de la cosmovisión de los colonizadores europeos. Apoyamos la tesis de que la resistencia de grupos étnicos subalternizados, dispersos por todo el mundo, pone de relieve visiones del mundo alternativas. Como resultado principal, consideramos que, considerando que en Brasil la Ley nº 11.645, de 10 de marzo de 2008, establece la enseñanza obligatoria de “Historia y Cultura Afrobrasileña e Indígena” en todos los componentes curriculares de la Educación Básica, entendemos que es también el papel de la Enseñanza de las Ciencias para problematizar las nociones biologizantes y reduccionistas del cuerpo, a la luz de lo que nos enseñan los grupos étnicos subalternizados sobre género y sexualidad. Así, el desarrollo y análisis de propuestas de enseñanza de las ciencias que articulan el género, la sexualidad, el colonialismo y las culturas de los pueblos subalternizados es un campo de investigación latente.

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Biografía del autor/a

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

É licenciado em Física (UFAL/2008) com Iniciação Científica no campo do Ensino de Ciências mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (PIBIC/CNPq - Ciclo 2007-2008). Possui Mestrado (UFAL/2010) e Doutorado em Educação (UFAL/2016) com pesquisas enfocadas na integração das TDIC ao Ensino de Ciências e na Formação de Professores/as de Física mediada por Interfaces da Internet. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2020/UFS - PNPD/CAPES), com estudo netnográfico acerca dos desafios das mulheres negras brasileiras se constituirem cientistas e de suas lutas para ascenderem às Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq (CA - Educação). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca e professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL); em Ensino e Formação de professores (PPGEFOP/ Campus Arapiraca/ UFAL) e do Doutorado da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN - Polo UFAL). É professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/CEDU/UFAL). É líder do Grupo de Pesquisa "Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas" (GP-ECITALAS/CNPq - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/357670). É membro da Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM - https://reicim.blogspot.com/). Na graduação, trabalha desde 2009 com a orientação de Estágio Supervisionado, sobremaneira nos cursos de formação de professores de Física. Na pós-graduação, tem se concentrado em estudos teórico-metodológicos focados nos processos formativos baseados no desenvolvimento científico e tecnológico afro-latino-americano; bem como na análise e no desenvolvimento de possibilidades teórico-metodológicas de Ensino de Ciências afrocentradas e/ou emergentes da cultura dos povos originários da América Latina. No campo da extensão universitária têm produzido iniciativas no formato de intervenções sociais que buscam disseminar os conhecimentos produzidos dentro do GP-ECITALAS/CNPq.

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Publicado

2024-05-01

Cómo citar

Silva, I. P. da. (2024). Género y sexualidad de grupos étnicos subalternizados: posibilidades para la enseñanza de las ciencias. ODEERE, 9(1), 34-49. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14640