Gênero e sexualidade a partir de grupos étnicos subalternizados: possibilidades para o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14640

Palavras-chave:

Colonialismo, Gênero, Sexualidade, Etnia, Ensino de Ciências

Resumo

Este estudo explora alternativas de gênero e sexualidade construídas por grupos étnicos subalternizados que antagonizam com o que estabelece a norma resultante da cosmovisão dos colonizadores europeus. Sustentamos a tese de que a resistência de grupos étnicos subalternizados, dispersos pelo mundo, evidencia cosmovisões alternativas. Como resultado principal, consideramos que, tendo em vista que no Brasil a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008 estabelece a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” em todos os componentes curriculares da Educação Básica, compreendemos que é papel também do Ensino de Ciências problematizar as noções biologizantes e reducionistas de corpo, à luz do que nos ensinam os grupos étnicos subalternizados sobre gênero e sexualidade. Assim, o desenvolvimento e a análise de propostas de ensino de ciências que articulem gênero, sexualidade, colonialismo e as culturas de povos subalternizados é um campo de pesquisa latente de investigações.

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Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

É licenciado em Física (UFAL/2008) com Iniciação Científica no campo do Ensino de Ciências mediado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (PIBIC/CNPq - Ciclo 2007-2008). Possui Mestrado (UFAL/2010) e Doutorado em Educação (UFAL/2016) com pesquisas enfocadas na integração das TDIC ao Ensino de Ciências e na Formação de Professores/as de Física mediada por Interfaces da Internet. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2020/UFS - PNPD/CAPES), com estudo netnográfico acerca dos desafios das mulheres negras brasileiras se constituirem cientistas e de suas lutas para ascenderem às Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq (CA - Educação). É professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca e professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL); em Ensino e Formação de professores (PPGEFOP/ Campus Arapiraca/ UFAL) e do Doutorado da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN - Polo UFAL). É professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/CEDU/UFAL). É líder do Grupo de Pesquisa "Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas" (GP-ECITALAS/CNPq - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/357670). É membro da Red Ecuatoriana de Investigación Científica Inclusiva Multidisciplinar (REICIM - https://reicim.blogspot.com/). Na graduação, trabalha desde 2009 com a orientação de Estágio Supervisionado, sobremaneira nos cursos de formação de professores de Física. Na pós-graduação, tem se concentrado em estudos teórico-metodológicos focados nos processos formativos baseados no desenvolvimento científico e tecnológico afro-latino-americano; bem como na análise e no desenvolvimento de possibilidades teórico-metodológicas de Ensino de Ciências afrocentradas e/ou emergentes da cultura dos povos originários da América Latina. No campo da extensão universitária têm produzido iniciativas no formato de intervenções sociais que buscam disseminar os conhecimentos produzidos dentro do GP-ECITALAS/CNPq.

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

Silva, I. P. da. (2024). Gênero e sexualidade a partir de grupos étnicos subalternizados: possibilidades para o ensino de ciências. ODEERE, 9(1), 34-49. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14640