Temas sociocientíficos em “Quarto de despejo” de Carolina de Jesus e a produção de podcasts
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14641Palavras-chave:
Ensino de Ciências;, Carolina Maria de Jesus;, PodcastResumo
Este trabalho investigou as potencialidades pedagógicas da obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, para o ensino de ciências da natureza. De modo geral, objetivou investigar contribuições da problematização de temas sociocientíficos emergentes da obra. De modo específico possui os seguintes objetivos: a) Identificar a presença de temas sociocientíficos na obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”; b) Analisar possibilidades de uso e produção de podcast para a abordagem de temas sociocientíficos no contexto do ensino; c)Avaliar as contribuições dos temas sociocientíficos emergentes da obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada” para o ensino de ciências. Do ponto de vista metodológico, este estudo consiste numa investigação de natureza qualitativa do tipo exploratória, com foco na produção de uma sequência didática baseada na problematização de temas sociocientíficos. Para a realização deste trabalho, foram desenvolvidas 4 etapas: a) Leitura do livro “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”; b) Levantamento dos excertos que retratam temáticas de ciências emergentes da obra; c) Estudo sobre produção e utilização de podcasts no ensino; d) Elaboração de uma proposta de sequência didática para trabalhar os escritos de Carolina por meio da produção de podcasts.
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