Racismo ambiental: uma proposta de sequência de atividades a partir de uma perspectiva CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14666

Palavras-chave:

Educação CTS, Educação científica crítica, Racismo Ambiental

Resumo

O termo racismo ambiental foi cunhado por Benjamin Franklin Chavis Jr. em 1981 nos Estados Unidos e de lá pra cá, este conceito foi sendo cada vez mais atrelado a uma materialização do racismo estrutural. A literatura tem mostrado que a discussão das relações étnico-raciais encontra pouco, ou nenhum lugar, nos cursos de formação de professores e, no caso do Ensino de Ciências, essa situação é ainda mais grave, uma vez que diversos professores acreditam que não cabe a eles abordar questões como racismo, preconceito e discriminação. O objetivo deste artigo é apresentar uma possibilidade de se discutir elementos da educação para as relações étnico raciais, a partir de um referencial que nos embasa, a Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), e de uma temática atual: o racismo ambiental. Para isso, elaboramos uma sequência de atividades utilizando o eixo C – Cidadania e Ação da Ferramenta Avaliativa Ciência-tecnologia-Sociedade (FACTS) como template para o planejamento destas atividades, o que se mostrou eficiente, uma vez que os critérios desta ferramenta, quando contemplados, apontam para o desenvolvimento de uma Educação Científica Crítica ao se trabalhar com conceitos relacionados à construção da cidadania e à participação cidadã.

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Biografia do Autor

Christiana Andréa Vianna Prudêncio, Universidade Estadual de Santa Cruz - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação CTS, Ensino de Ciências e as Relações Étnico-raciais, metodologias diferenciadas para o Ensino de Ciências.

Mariana dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Mariana dos Santos: professora adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, Brasil. Atua na área de Formação de Professores de Ciências com foco em saberes docentes, Educação Científica Crítica, CTS. marianasantos@ufscar.br.

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

Prudêncio, C. A. V. ., & dos Santos, M. (2024). Racismo ambiental: uma proposta de sequência de atividades a partir de uma perspectiva CTS. ODEERE, 9(1), 22-33. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14666