As relações étnico-raciais nas narrativas de professores de ciências dos anos iniciais: uma experiência de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14726

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Formação de professores, Relações étnico-raciais

Resumo

As pesquisas sobre formação de professores têm muito a contribuir com a abordagem das relações étnico-raciais. Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa-formação realizada com licenciandos em Pedagogia. A questão a ser respondida foi: Quais saberes são mobilizados por professores em formação inicial no curso de Pedagogia ao participarem de uma pesquisa- formação sobre as relações étnico-raciais no ensino de Ciências? Os resultados evidenciam que o processo formativo possibilitou a construção e mobilização de diferentes saberes, particularmente os pedagógicos.

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Biografia do Autor

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação e Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). 

Daniela Marques Alexandrino, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Química (USP). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Ensino (UESB).

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

Eugenio, B., & Marques Alexandrino, D. (2024). As relações étnico-raciais nas narrativas de professores de ciências dos anos iniciais: uma experiência de formação. ODEERE, 9(1), 50-64. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14726