As relações étnico-raciais nas narrativas de professores de ciências dos anos iniciais: uma experiência de formação
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14726Palavras-chave:
Ensino de ciências, Formação de professores, Relações étnico-raciaisResumo
As pesquisas sobre formação de professores têm muito a contribuir com a abordagem das relações étnico-raciais. Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa-formação realizada com licenciandos em Pedagogia. A questão a ser respondida foi: Quais saberes são mobilizados por professores em formação inicial no curso de Pedagogia ao participarem de uma pesquisa- formação sobre as relações étnico-raciais no ensino de Ciências? Os resultados evidenciam que o processo formativo possibilitou a construção e mobilização de diferentes saberes, particularmente os pedagógicos.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Revista Educação, v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de Vida e Formação de Professores/as: diálogos entre Brasil e Portugal. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Evora, Évora, 2009.
CRUZ, Gisele Barreto da; PAIVA, Marilza Maiva de; LONTRA, Viviane. A narrativa (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa-formação na indução profissional docente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 06, n. 19, p. 956-972, set./dez. 2021.
CUNHA, Maria Isabel da; CHAIGAR, Vania Alves Martins. A dimensão da escrita e da memória na formação reflexiva de professores: dois estudos em diálogo. In: FERREIRA, Márcia Ondina Vieira; FISCHER, Beatriz T. Daudt; PERES, Lúcia Maria Vaz. (orgs.). Memórias docentes: abordagens teórico-metodológicas e experiências de investigação. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liberlivro, 2009. p. 119-140.
DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, p. 57-67, maio/agosto 2013.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-535, set./dez. 2011.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Revista Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago. 2006.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 81- 108.
EUGENIO, Benedito Gonçalves; CORREIA, Marisonia Freire. Os usos do livro didático no currículo praticado na alfabetização. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 17, n. 3, p. 251-259, 2016.
FREITAS, Lilliane Miranda; GHEDIN, Evandro Luiz. Narrativas de Formação: origens, significados e usos na pesquisa-formação de professores. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, n. 19, p. 111-131, 2015.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, Antônio; FINGER, Matthias. (orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 59-79.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Trad. José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-29, 2002.
NÓVOA, Antônio. Prefácio. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org). História e Histórias de vida – destacados educadores fazem a história da educação rio-grandense. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 7-12.
PASSEGGI, Maria da Conceição Botelho Sgadari. A experiência em formação. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 329-343, maio/ago. 2006.
PORLÁN, Rafael & MARTÍN, José. El diario del profesor. Un recurso para la investigácion en el aula. Sevilla: Díada, 1997.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, Relações Étnico-Raciais e Educação: desafios e potencialidades do Ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, v. 36, p. 705-718, 2010.
VERRANGIA, Douglas. Criações docentes e o papel do ensino de ciências no combate ao racismo e a discriminações. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 21 n. 1, p. 79-103, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.