Apresentação - Dossiê “Relações étnico-raciais e Ensino de Ciências”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14771

Palavras-chave:

Dossiê

Resumo

Apresentação do Dossiê

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação e Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). 

Christiana Andréa Vianna Prudêncio, Universidade Estadual de Santa Cruz - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação CTS, Ensino de Ciências e as Relações Étnico-raciais, metodologias diferenciadas para o Ensino de Ciências.

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

Doutor em Educação.  É professor da Universidade Federal de Alagoas,  Campus Arapiraca. Atua na Pós-graduação Stricto Sensu como docente permanente no Doutorado Acadêmico da Rede Nordeste de Ensino e no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. É líder do Grupo de Pesquisa "Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas"

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaira, 2020.

BRAGA, Ana Paula Fonseca; SILVA, Ivanderson Pereira da; MEDEIROS NETO, Raimundo Alves. Literatura Negra na Escola: possibilidades para pensar gênero, raça e classe no ensino de ciências. Revista Ensino em Debate, v. 2, p. e2024004, 2024.

BRITO, Rafael Casaes de; EUGENIO, Benedito Gonçalves. O ensino de ciências e a formação de professores dos anos inicias para educar para as relações étnico-raciais. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 10, p. 122-142, 2024.

FARIAS, Rutineia Macário de; SILVA, Ivanderson Pereira da. Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras. ACTIO: Docência em Ciências, v. 8, n. 2, p. 1-21, 2023.

SILVA, Ivanderson Pereira da; BASTOS FILHO, Jenner Barretto; PAZ, Leila Kely dos Santos da. Epistemicídio, Ensino de Ciências e a obra 'Quarto de despejo: diário de uma favelada? de Carolina Maria de Jesus. EccoS Revista Científica, v. 68, p. e24602, 2024.

SILVA, Ivanderson Pereira da; MEDEIROS NETO, Raimundo Alves. A educação para as relações étnico-raciais nas pesquisas em ensino de ciências. Com a Palavra, O Professor, v. 8, p. 211-236, 2023.

SILVA, Suzi Alves; SILVA, Ivanderson Pereira da; BRITO, Maria Betânia Gomes da Silva. Projetos de formação antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 10, p. 33-44, 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

Eugenio, B., Prudêncio, C. A. V. ., & Silva, I. P. da. (2024). Apresentação - Dossiê “Relações étnico-raciais e Ensino de Ciências”. ODEERE, 9(1), 1-4. https://doi.org/10.22481/odeere.v9i1.14771