Nos Processos Formativos da Cibercultura, o Encontro com as Matemáticas dos Povos Tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v3i5.4145Palavras-chave:
Cyberculture; Mathematics; Traditional Peoples; Ethnic-racial relations.Resumo
O presente relato nasce da participação no curso de extensão “Educação e Diversidade: dialogando com os saberes dos povos tradicionais”, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, oferecido pelo grupo interinstitucional África. O relato tem como objetivo refletir sobre o encontro com as matemáticas dos povos tradicionais, proporcionado pelo curso, e como essas matemáticas podem colaborar na formação de licenciandos (as) em matemática dentro de uma matriz étnico-racial.
Palavras-chave: Cibercultura; Matemática; Povos Tradicionais; Relações Étnico- raciais.
Downloads
Referências
MARQUES, D.I.V.; HARTMANN, A. M. Etnomatemática: Estudo de conhecimentos e suas dimensões no contexto pedagógico. In: Curso de Licenciatura em Ciências Exatas: Universidade Federal do Pampa – Campus Caçapava do Sul, 2014.
MOREIRA, José Antônio; JANUÁRIO; Susana. Redes Sociais e Educação: reflexões acerca do Facebook como espaço de aprendizagem. In: PORTO, Cristiane; SANTOS; Edméa (Orgs.). Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.