O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6533Palavras-chave:
Capoeira, Fomento à Leitura, Gêneros Textuais, Lúdico.Resumo
A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura jogo, esporte, arte marcial, cultura popular, tradição, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de joelhadas e cabeçadas, cotoveladas, acrobacias aéreas ou em solo. Praticantes da capoeira aprendem não apenas a lutar e jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e cantar. Assim, os discentes do 6º ano de uma escola estadual da cidade de Itabuna—BA, os quais apresentavam dificuldades para ler e escrever. Entretanto, nas aulas de capoeira, os alunos se mostravam mais motivados para ler. Então, surgiu o problema que norteou essa pesquisa, a saber: como o jogo de capoeira vem sendo trabalhado, para estimular a melhoria da aprendizagem em leitura dos alunos, do 6ºano, em um colégio estadual, na cidade de Itabuna – BA? Portanto, o objetivo geral desse artigo é analisar de que maneira o mestre usa o jogo da capoeira, como ferramenta motivacional, nas práticas pedagógicas, para a melhoria da aprendizagem da leitura, entre os alunos do 6º ano, do ensino fundamental II. Desse modo, a utilização de estratégias de leitura, partindo da diversidade dos gêneros textuais, de modo lúdico, através da capoeira, no processo de ensino-aprendizagem, é um assunto que é discutido nessa pesquisa, pois esta se justifica pela necessidade de contribuir para uma melhora do processo de ensino e aprendizagem, partindo de pressupostos presentes na BNCC.
Palavras-chave: Capoeira, Fomento à Leitura, Gêneros Textuais, Lúdico.
Downloads
Referências
BARBOSA, D. Gêneros textuais como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa. Fundação Carmelitana Mário Palmério / Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Fucamp/ Facihus, 2015.
BICKEL, E.A; MARQUES, M.G.; SANTOS, G.A. Esporte e sociedade: a construção de valores na prática esportiva em projetos sociais. EFDeportes, Revista Digital – Buenos Aires, Ano 17, nº 171, 2012.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular). Educação Física, 2018. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 02 de agosto de 2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Volume Introdutório, Brasília, MEC, 1998.
CAMPOS, H. (Mestre Xaréu) Capoeira na Escola. Salvador-Bahia, EdUfba-Coleção pré-textos, 2011.
CAMPOY, A. T. J. Metodología de la Investigación Científica. Manual para elaboración de Tesis y trabajos de Investigación. Asunción, Paraguay: Marben, 2016.
D´Andrade, C.V.Á. Capoeira: de luta de negro a exercício de branco. Itabuna Bahia, Editora Litterarum, 2011.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2008.
LEÃO, L. M. Metodologia do estudo e Pesquisa. Petrópolis RJ, Vozes, 2016.
LOPES, F. C. A.; Santana. S. R. Entre a teoria e a prática: os discursos da Educação Física. Pedagogia em Foco, volume 10, n. 3, 2016.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo, Atlas, 2010.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo, Parábola, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.