Interfaces e letramentos digitais na formação continuada de professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/recic.v2i1.6555

Keywords:

Letramentos digitais, Formação Continuada, Tecnologias Digitais

Abstract

O presente texto objetiva refletir sobre a formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais, bem como discutir as possibilidades de práticas de letramento digital no contexto escolar, de forma que possam efetivamente contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem. Este trabalho vincula-se aos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Linguagens, Tecnologias e Educação-GPLite/CNPq/UESB e nas pesquisas desenvolvidas pela Linguística Aplicada Crítica (LAC), na perspectiva de uma proposta que seja responsiva à vida social. De cunho qualitativo e intervencionista, a pesquisa foi desenvolvida em parceria com uma escola pública estadual localizada no município de Vitória da Conquista, na Bahia, com 06 professores em efetivo exercício. Os resultados nos mostram que os processos de formação continuada no cotidiano do professor propiciam produções e reflexões colaborativas e compartilhadas e que sua participação em práticas de letramento digital requer um movimento de construção de possibilidades que levem em consideração a interconexão entre conteúdo, tecnologia e pedagogia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-05-13

How to Cite

Carvalho de Oliveira Soares, C. V. (2020). Interfaces e letramentos digitais na formação continuada de professores. Journal of Computer Science, 2(1), 35-42. https://doi.org/10.22481/recic.v2i1.6555