Interfaces e letramentos digitais na formação continuada de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/recic.v2i1.6555

Palabras clave:

Letramentos digitais, Formação Continuada, Tecnologias Digitais

Resumen

O presente texto objetiva refletir sobre a formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais, bem como discutir as possibilidades de práticas de letramento digital no contexto escolar, de forma que possam efetivamente contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem. Este trabalho vincula-se aos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Linguagens, Tecnologias e Educação-GPLite/CNPq/UESB e nas pesquisas desenvolvidas pela Linguística Aplicada Crítica (LAC), na perspectiva de uma proposta que seja responsiva à vida social. De cunho qualitativo e intervencionista, a pesquisa foi desenvolvida em parceria com uma escola pública estadual localizada no município de Vitória da Conquista, na Bahia, com 06 professores em efetivo exercício. Os resultados nos mostram que os processos de formação continuada no cotidiano do professor propiciam produções e reflexões colaborativas e compartilhadas e que sua participação em práticas de letramento digital requer um movimento de construção de possibilidades que levem em consideração a interconexão entre conteúdo, tecnologia e pedagogia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-05-13

Cómo citar

Carvalho de Oliveira Soares, C. V. (2020). Interfaces e letramentos digitais na formação continuada de professores. Revista De Ciência Da Computação, 2(1), 35-42. https://doi.org/10.22481/recic.v2i1.6555