Sobre a Revista
FOCO E ESCOPO
A Revista Extensão & Cidadania é o periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), tem como objetivo publicar textos originais e inéditos advindos de Projetos de Extensão ou de Pesquisa vinculados às ações extensionistas que sejam ofertadas pelo ensino superior.
MISSÃO
Divulgar saberes e reflexões advindos da práxis da extensão no ensino superior e sua interface com o ensino e a pesquisa.
A REVISTA
A Revista Extensão & Cidadania é da área interdisciplinar, com periodicidade semestral, em versão online, de fluxo contínuo, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), lançada em 2013.
Docentes, discentes, técnicos administrativos de Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, que estejam ligadas às ações extensionistas, estão convidados a submeter seus manuscritos (artigos, relatos de experiências, entrevistas, resenhas entre outros materiais), com ênfase nos eixos temáticos da extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.
As submissões podem ser realizadas de forma contínua. O processo de submissão dos artigos e acompanhamento deve ser realizados através do sistema de submissão na página da Revista.
O conteúdo dos manuscritos é de responsabilidade exclusiva dos(as) autores(as), devem ser originais e inéditos e não podem estar sendo avaliados por outro periódico científico ou meio de publicação, seja impresso ou eletrônico.
As publicações podem ser em português, espanhol ou inglês.
Não são cobradas taxas de submissão, avaliação, processamento ou publicação de manuscritos.
SEÇÕES DA REVISTA
ARTIGOS
Esta seção recebe Artigos que abordem a Extensão no Ensino Superior em uma das linhas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho. Os textos devem ter entre 15 e 20 páginas, incluindo as referências, podendo ter até 6 autores. Os artigos são submetidos à avaliação cega por pares.
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Esta seção recebe Relatos de Experiência sobre as ações extensionistas desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior, com informações sobre o nome do Projeto de Extensão e sua respectiva Instituição. As linhas temáticas são Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho. Os textos devem ter entre 10 e 15 páginas, incluindo as referências, podendo ter até 6 autores. Os relatos são submetidos à avaliação cega por pares.
NÚMERO TEMÁTICO
Esta seção recebe manuscritos (Artigos e Relatos de Experiência) que tenham relação com o tema definido pela Comissão Organizadora do Número Temático. Os Artigos devem ter entre 15 e 20 páginas e os Relatos de Experiência entre 10 e 15 páginas, ambos podem ter até 6 autores. Os textos são submetidos à avaliação cega por pares.
DOSSIÊ
Esta seção é uma publicação organizada por proponentes externos/as ou convidados/as pela Revista Extensão & Cidadania para realizarem avaliação e organização de textos relativos aos temas mais específicos, dentro do escopo da Revista. Os Artigos devem ter entre 15 e 20 páginas e os Relatos de Experiência entre 10 e 15 páginas, ambos podem ter até 6 autores. Os textos são submetidos à avaliação cega por pares.
RESENHA
Esta seção recebe Resenhas sobre livros ou capítulos de livros que tratem sobre a extensão no ensino superior. Os textos devem ter entre 4 e 8 páginas, podendo ter até 6 autores. As resenhas são submetidas à avaliação cega por pares.
ENTREVISTA
Esta seção recebe Entrevistas sobre a Extensão no Ensino Superior, com inclusão de fotografias. Os textos devem ter entre 4 e 8 páginas, podendo ter até 3 autores. As entrevistas são submetidas à avaliação cega por pares.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DUPLO-CEGA PELOS PARES
Inicialmente, o manuscrito passa por uma apreciação preliminar (desk review) realizada pela equipe editorial para verificar se a submissão atende às normas da Revista e se enquadra nas ações advindas de Projetos de Extensão ofertadas por uma Instituição de Ensino Superior e se os metadados foram devidamente alimentados no Portal, quando da submissão do manuscrito. Ademais, são verificadas as adequações ao escopo da Revista, quanto: normas técnicas da Revista; número de autores; quantidade de páginas; número de palavras no resumo; resumos em português, inglês e espanhol; número de palavras-chave; atualização das referências; dados sobre cada autor (nome completo, titulação, instituição de atuação profissional (cidade/estado/país), endereço eletrônico, Orcid e observância das normas da ABNT.
Caso o manuscrito não atenda às normas técnicas da Revista Extensão & Cidadania, será enviado para o(s)/a(s) autor(es)/(as) uma notificação comunicando a avaliação dos editores, podendo ser a solicitação de correção, com devolução em 5 dias, ou informação de que o manuscrito não atende ao Foco e Escopo da Revista.
O manuscrito, que atende aos requisitos de publicação da Revista, observados no desk review, é encaminhado para, no mínimo, dois avaliadores (peer-review) ad hoc, colaboradores da Revista, indicados a partir da especialidade e afinidade em relação ao conteúdo temático, no processo duplo-cega, por pares (peer-review).
A revisão por pares é realizada mediante avaliação de forma anônima (double blind review) por, no mínimo, dois avaliadores nas diferentes áreas temáticas como: Saúde; Cultura e Artes; Educação; Direitos Humanos e Justiça; Psicologia; Tecnologia e Produção; Geociências; Biologia; Agronomia; Gênero e Sexualidade; Meio Ambiente; Comunicação; Desenvolvimento Social; Trabalho; Políticas Públicas; Meio Ambiente e Sustentabilidade, entre outras. A identificação dos(as) autores(as) e avaliadores(as) permanecerá confidencial durante todo o processo.
O corpo de avaliadores da Revista Extensão & Cidadania é formado por pesquisadores mestres e doutores de Instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras. Em todas as edições, são publicados todos os nomes que compõem o Quadro de Avaliadores ad hoc e suas respectivas Instituições.
Os critérios gerais para publicação são: temas provenientes de ações extensionistas, relevância, originalidade, domínio sobre o tema proposto, conteúdo objetivo e bem definido, qualidade da redação, atualização das referências, adequação às normas da ABNT, atendimento às normas de submissão e rigor aos preceitos éticos, conforme a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, e a Resolução 510, de 7 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Os resultados de julgamento dos manuscritos são: a) Aprovado para publicação sem restrições b) Aprovado para publicação após revisão (a partir das sugestões dos(as) avaliadores(as) c) Recusado (com informações quanto aos motivos da recusa).
Os manuscritos avaliados devem receber, no mínimo, dois pareceres favoráveis pelos(as) avaliadores9as) para serem publicados. Em caso de pareceres díspares, o manuscrito será remetido a outro(a) avaliador(a) ad hoc.
PERIODICIDADE
A publicação é uma versão online dos manuscritos (artigos, relatos de experiências, entrevistas, resenhas entre outros materiais) que foram avaliados, aceitos e editorados.
A Revista publica um volume por ano com 2 números, um por semestre (janeiro/junho e julho/dezembro).
DIGITAL OBJECT IDENTIFIER (DOI)
A Revista Extensão & Cidadania tem seu identificador DOI https://doi.org/10.22481/recuesb e cada artigo publicado recebe a designação de um DOI específico.
A Revista é indexada em DIADORIM, tendo ISSN 2319-0566
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta Revista oferece acesso livre imediato ao conteúdo, a fim de disponibilizar gratuitamente conhecimento científico ao público via Internet. Permite leitura, cópia, distribuição, impressão, pesquisa ou para qualquer outro propósito legal, com as devidas credenciais dos(as) autores(as).
O conteúdo desta Revista está sob uma licença Creative Commons - Attribution 4.0 International.
PRESERVAÇÃO DE ARQUIVOS
Os dados da Revista Extensão & Cidadania são arquivados pelos sistemas LOCKSS e CLOCKS, pela Rede Cariniana e PKP PLN.