Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito (artigo, relato de experiência, entrevista, resenha, entre outros materiais) a ser submetido deve ter ênfase em pelo menos um dos seguintes eixos temáticos da extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.
  • Manuscrito digitado em Microsoft Word
    Papel tamanho A4 (21cm x 29,7 cm);
    Margem direita e inferior com 2 cm;
    Margem esquerda e superior de 3 cm;
    Espaçamento entre linhas: 1,5 cm, sem tabulações;
    Parágrafos com recuo de 1,25 cm;
    Letra Times New Roman, fonte 12, para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas, que devem conter fonte 11 e a nota de rodapé inicial deve estar com fonte 10;
    Alinhamento justificado no texto, e à esquerda, nas referências.
  • Título: em letras maiúsculas, negrito e centralizado com, no máximo, 15 palavras, espaçamento simples, em três idiomas: português; inglês e espanhol, respectivamente, separados por 1,5.
  • Nome dos(as) autores(as): inicia-se na segunda linha, abaixo do título em espanhol, por extenso, alinhado(s) à margem direita, somente as iniciais em letra maiúscula, finalizado com a numeração da nota de rodapé.
  • Nota de rodapé: espaçamento simples, com os dados dos(as) autores(as): Formação acadêmica. Maior titulação acadêmica. Atividade principal, afiliação institucional, cidade, estado e país. Orcid (ITEM OBRIGRATÓRIO). Endereço eletrônico (ITEM OBRIGRATÓRIO). Modelos:
    Pedagogo(a). Doutor(a) em Educação, pela Univerdade tal. Professor(a) da Universidade tal, Cidade, Estado, País. Orcid: (obrigatório) E-mail: (obrigatório)
    Graduando(a) em Pedagogia, pela Universidade tal. Cidade, Estado, País. Orcid: (obrigatório) E-mail: (obrigatório)
  • Resumo: no mínimo, 150 palavras e, no máximo, 250, em um só parágrafo, em três versões obrigatórias, português, inglês e espanhol, abordando objetivo, metodologia, resultados e conclusão.
    Palavras-chave: no mínimo, 3 palavras e, no máximo, 5, separadas por ponto.
    Os resumos e as palavras-chave em inglês e em espanhol devem estar em itálico.
  • Apresentação geral do artigo: deve conter Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Conclusão e Referências. Resultados e discussão podem vir no mesmo tópico ou separados, o texto também pode receber subdivisões, sendo todos os itens sem numeração.
  • O corpo do texto inicia-se na terceira linha abaixo das palavras-chave, em espaçamento 1,5, justificado, sem numeração de páginas. Os subtítulos são alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, somente com as iniciais em letras maiúsculas, com dois espaços de 1,5 depois do texto que os precede e um espaço de 1,5 antes do texto que os segue. As palavras estrangeiras devem ser escritas sempre em itálico.
  • Notas de rodapé: destinadas somente aos dados dos(as) autores(as) com tamanho da fonte 10 e não ao corpo do texto.
  • Extensão dos manuscritos: Artigos, no mínimo, 15 páginas e, no máximo, 20 incluindo as referências; Relatos de experiência, no mínimo, 10, e, no máximo, 15 páginas, incluindo as referências; Entrevistas, no mínimo 4 e, no máximo, 8 páginas; Resenhas, no mínimo, 4 e, no máximo, 8 páginas.
  • Referências: ao final do texto, contendo exclusivamente as referências citadas no corpo do manuscrito, dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, alinhadas à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples, conforme as normas atuais da ABNT.
  • Citação no texto: as citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (ALVES, 2018a; 2018b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos podem ser indicados, separados por ponto e vírgula (OLIVEIRA; MATEUS; SILVA, 2019), e quando houver mais de 3 autores, convém indicar todos. No template, há alguns exemplos de referências.
  • Figura/Tabela/Quadro/Foto/Gráfico: deve constar no corpo do texto, em local próximo ao trecho em que é citado e com indicação por extenso. Deve ser numerado em algarismo arábico, sequencial, inscrito na parte superior e precedida da palavra Figura/Tabela/Quadro/Foto/Gráfico, conforme o caso, seguido de um título informativo, objetivo e conciso para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. De acordo com o caso, deve conter informações como: o que, de quem, cidade, sigla do estado, ano da coleta de dados, seguido de ponto, e tamanho da amostra entre parênteses, precedidos da letra N. Exemplo: Tabela 1 – Distribuição das crianças vítimas de abuso sexual, segundo idade, cor e escolaridade. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, 2020. (N=100)
  • Fonte da Figura/Tabela/Quadro/Foto/Gráfico: deve ser colocada logo abaixo da precedida da palavra Fonte, seguida de dois pontos, com letra tamanho 10, indicando no formato de citação, com a referência completa na lista de referências ou com as expressões: Dados da pesquisa; Elaborado pelos autores; Elaborado pelas autoras, caso sejam originais do manuscrito.
  • Para garantir o anonimato do manuscrito na avaliação duplo-cega por pares, é necessário excluir do texto qualquer indicativo que leve à identificação da autoria. Assim, em documentos do Word (.doc ou .docx), a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Diretrizes para Autores

  1. Envio de 3 arquivos: um COM identificação; outro SEM identificação dos autores e o último a DECLARAÇÃO de direitos autorais

Somente serão aceitos os manuscritos originais e inéditos advindos de Projetos de Extensão ou de Pesquisa vinculados às ações extensionistas que sejam ofertadas por uma Instituição de Ensino Superior.

  1. Os manuscritos não podem apresentar dados coletados de mais de 5 anos e os relatos de experiência não mais que 3 anos.
  2. Os manuscritos devem indicar em AGRADECIMENTOS, após a Conclusão do manuscrito, quaisquer agradecimentos como financiamento, setores públicos e/ou outros. 
  3. Os manuscritos de pesquisa vinculados às ações extensionistas com seres humanos devem apresentar uma cópia do documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Artigos de autores estrangeiros devem seguir as normas éticas de seus países.
  4. Os manuscritos podem ser redigidos em português, inglês e espanhol, contudo para os artigos submetidos em inglês ou espanhol,  deve ser encaminhado também uma cópia do manuscrito em língua portuguesa.
  5. Os manuscritos devem seguir as normas atuais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): a) artigo de periódico NBR 6022/03; b) resumo NBR 6028/03; c) referências NBR 6023/18; c) citações NBR 10520/02 e d) numeração progressiva NBR 6024/12.
  6. Os conceitos e opiniões expressos nos manuscritos, bem como origem e exatidão das citações, são de responsabilidade dos(as) autores(as). A correção gramatical cabe aos autores, porém, é facultado aos editores fazer alterações que julgarem necessárias para adequar o texto ao padrão editorial da Revista. 
  7. Cada manuscrito poderá ter, no máximo, 6 (seis) autores(as).
  8. Todos(as) autores(as) devem fornecer o ORCID e os endereços eletrônicos (E-MAIL) válidos no momento da submissão do manuscrito.
  9. O(A) autor(a) principal só terá direito de publicar um manuscrito por volume (ano) na condição de autor(a) principal, exceção como coautor(a).
  10. Sessões da Revista: Editorial; Artigos; Relato de Experiência; Resenhas; Entrevistas; Outros Materiais. Ademais, a Equipe Editorial poderá propor Número Temático com tema previamente anunciado.
  11. Não há nenhuma taxa para submissão ou publicação dos manuscritos.
  12. A situação dos artigos submetidos pode ser acompanhada no sistema com o login utilizado para a submissão.
  13. Acesse o TEMPLATE da Revista aqui.

 

Normas éticas para publicação 

Os manuscritos serão analisados pelo programa antiplágio CopySpider. O Comitê Editorial da Revista Extensão & Cidadania condena o plágio, em suas diversas formas, tais como autoplágio, falsificação e fabricação de dados, não aceitando para avaliação manuscritos com essas más condutas. Nos casos em que forem detectados plágios, será solicitado as devidas alterações e deverá ser feita uma nova submissão com o manuscrito corrigido. Se, na nova submissão, o manuscrito ainda apresentar os problemas indicados, será recusado e informado aos autores esta situação. O processo de avaliação compreende que todos os(as) autores(as) são responsáveis pelo conteúdo de seus respectivos manuscritos. 

 

Declaração de direito autoral

O manuscrito submetido à Revista Extensão & Cidadania deve vir acompanhado da DECLARAÇÃO assinada por todos(as) autores(as), apresentando a intenção de submissão para publicação e assumindo a responsabilidade pelos aspectos éticos e  a originalidade do trabalho.  Deve informar, também, se houver fontes de financiamento do trabalho; assegurar que o trabalho nunca foi apresentado na íntegra em nenhum outro meio de comunicação, nem está sendo avaliado por outro periódico e autorizar a reformulação da linguagem, se necessário, para atender aos padrões da Revista. Os dados e conceitos abordados nos artigos e resenhas são da exclusiva responsabilidade do autor. Acesse ao  (Modelo) da Declaração aqui.

A submissão de originais para a Revista Extensão & Cidadania implica na transferência pelos autores dos direitos de publicação, sem ônus de direitos, com a exclusividade de publicação em primeira mão. Sendo simultaneamente licenciado sob uma Licença 4.0 da Creative Commons Atribuição (CC-BY) que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria e publicação inicial da obra nesta Revista. Os autores são autorizados e incentivados a postar seus trabalhos on-line (por exemplo, em repositórios institucionais, repositórios disciplinares ou em seu site) após a publicação do manuscrito. Os dados e conceitos abordados nos artigos e resenhas são da exclusiva responsabilidade do autor.

Licença Creative Commons Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional

 

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados na Revista Extensão & Cidadania são usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Artigos e Relatos de Experiência

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