Envíos
El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.-
O manuscrito (artigo, relato de experiência, entrevista, resenha, entre outros materiais) a ser submetido deve ter ênfase em pelo menos um dos seguintes eixos temáticos da extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.
-
Manuscrito digitado em Microsoft Word
Papel tamanho A4 (21cm x 29,7 cm);
Margem direita e inferior com 2 cm;
Margem esquerda e superior de 3 cm;
Espaçamento entre linhas: 1,5 cm, sem tabulações;
Parágrafos com recuo de 1,25 cm;
Letra Times New Roman, fonte 12, para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas, que devem conter fonte 11 e a nota de rodapé inicial deve estar com fonte 10;
Alinhamento justificado no texto, e à esquerda, nas referências.
- Título: em letras maiúsculas, negrito e centralizado com, no máximo, 15 palavras, espaçamento simples, em três idiomas: português; inglês e espanhol, respectivamente, separados por 1,5.
- Nome dos(as) autores(as): inicia-se na segunda linha, abaixo do título em espanhol, por extenso, alinhado(s) à margem direita, somente as iniciais em letra maiúscula, finalizado com a numeração da nota de rodapé.
-
Nota de rodapé: espaçamento simples, com os dados dos(as) autores(as): Formação acadêmica. Maior titulação acadêmica. Atividade principal, afiliação institucional, cidade, estado e país. Orcid (ITEM OBRIGRATÓRIO). Endereço eletrônico (ITEM OBRIGRATÓRIO). Modelos:
Pedagogo(a). Doutor(a) em Educação, pela Univerdade tal. Professor(a) da Universidade tal, Cidade, Estado, País. Orcid: (obrigatório) E-mail: (obrigatório)
Graduando(a) em Pedagogia, pela Universidade tal. Cidade, Estado, País. Orcid: (obrigatório) E-mail: (obrigatório)
-
Resumo: no mínimo, 150 palavras e, no máximo, 250, em um só parágrafo, em três versões obrigatórias, português, inglês e espanhol, abordando objetivo, metodologia, resultados e conclusão.
Palavras-chave: no mínimo, 3 palavras e, no máximo, 5, separadas por ponto.
Os resumos e as palavras-chave em inglês e em espanhol devem estar em itálico. - Apresentação geral do artigo: deve conter Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Conclusão e Referências. Resultados e discussão podem vir no mesmo tópico ou separados, o texto também pode receber subdivisões, sendo todos os itens sem numeração.
- O corpo do texto inicia-se na terceira linha abaixo das palavras-chave, em espaçamento 1,5, justificado, sem numeração de páginas. Os subtítulos são alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, somente com as iniciais em letras maiúsculas, com dois espaços de 1,5 depois do texto que os precede e um espaço de 1,5 antes do texto que os segue. As palavras estrangeiras devem ser escritas sempre em itálico.
- Notas de rodapé: destinadas somente aos dados dos(as) autores(as) com tamanho da fonte 10 e não ao corpo do texto.
- Extensão dos manuscritos: Artigos, no mínimo, 15 páginas e, no máximo, 20 incluindo as referências; Relatos de experiência, no mínimo, 10, e, no máximo, 15 páginas, incluindo as referências; Entrevistas, no mínimo 4 e, no máximo, 8 páginas; Resenhas, no mínimo, 4 e, no máximo, 8 páginas.
- Referências: ao final do texto, contendo exclusivamente as referências citadas no corpo do manuscrito, dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, alinhadas à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples, conforme as normas atuais da ABNT.
- Citação no texto: as citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (ALVES, 2018a; 2018b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos podem ser indicados, separados por ponto e vírgula (OLIVEIRA; MATEUS; SILVA, 2019), e quando houver mais de 3 autores, convém indicar todos. No template, há alguns exemplos de referências.
- Figura/Tabela/Quadro/Foto/Gráfico: deve constar no corpo do texto, em local próximo ao trecho em que é citado e com indicação por extenso. Deve ser numerado em algarismo arábico, sequencial, inscrito na parte superior e precedida da palavra Figura/Tabela/Quadro/Foto/Gráfico, conforme o caso, seguido de um título informativo, objetivo e conciso para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. De acordo com o caso, deve conter informações como: o que, de quem, cidade, sigla do estado, ano da coleta de dados, seguido de ponto, e tamanho da amostra entre parênteses, precedidos da letra N. Exemplo: Tabela 1 – Distribuição das crianças vítimas de abuso sexual, segundo idade, cor e escolaridade. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, 2020. (N=100)
- Fonte da Figura/Tabela/Quadro/Foto/Gráfico: deve ser colocada logo abaixo da precedida da palavra Fonte, seguida de dois pontos, com letra tamanho 10, indicando no formato de citação, com a referência completa na lista de referências ou com as expressões: Dados da pesquisa; Elaborado pelos autores; Elaborado pelas autoras, caso sejam originais do manuscrito.
-
Para garantir o anonimato do manuscrito na avaliação duplo-cega por pares, é necessário excluir do texto qualquer indicativo que leve à identificação da autoria. Assim, em documentos do Word (.doc ou .docx), a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
Artigos e Relatos de Experiência
Política padrão de seção