Horta escolar como fonte de nutrientes, educação ambiental e ferramenta pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.12700

Palavras-chave:

Agroecologia, Alimentação Saudável, Trabalho em equipe

Resumo

:  O projeto de extensão “Horta Escolar como Fonte de Nutrientes, Educação Ambiental e Ferramenta Pedagógica com os Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Loreni Moreira” busca incentivar a produção e consumo de alimentos saudáveis. É no ambiente escolar que o aluno permanece boa parte de seu tempo, sendo assim, a implantação de uma horta nesse espaço pode contribuir para despertar o interesse dos alunos em vivenciar práticas educativas ambientais e incentivá-los a uma alimentação saudável e ao trabalho em equipe. Logo, esse trabalho teve como objetivo fomentar a implantação de uma horta escolar de base agroecológica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Loreni Moreira, localizada na zona rural do Município de Santo Expedito do Sul – RS, tendo como enfoque a educação ambiental e nutricional, a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe, mediante a implantação e manutenção da horta. O trabalho foi desenvolvido com a participação de todos os alunos da escola, distribuídos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental I e II, perfazendo um total de 67 alunos. As atividades desenvolvidas na horta escolar contribuíram para elevar a conscientização dos alunos sobre os problemas ambientais e permitiu a compreensão do que seja sustentabilidade, equilíbrio ecológico através da adoção de práticas agroecológicas no manejo da horta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Fernando Subtil de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS

Graduando em Agronomia, pela UERGS, Sananduva, Rio Grande do Sul

Marcia Regina Maboni Hoppen Porsch, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Licenciada em Física. Doutora em Modelagem Matemática, pela UNIJUI. Professora Adjunta  da área das ciências exatas, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Sananduva, Brasil.

Ernane Ervino Pfuller, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS

Agrônomo. Mestre em Agronomia pela UFSM. Professor Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Sananduva, Brasil

Ulisses Pereira de Mello, Universidade Federal da Fronteira Sul

Agrônomo. Doutor em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, Brasil

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Oliveira, A. F. S. de ., Porsch, M. R. M. H., Pfuller, E. E. ., & Mello, U. P. de . (2023). Horta escolar como fonte de nutrientes, educação ambiental e ferramenta pedagógica. Revista Extensão & Cidadania, 11(20), 111-130. https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.12700

Edição

Seção

Relatos de Experiência