Papel da extensão universitária para formação jurídica: visita ao Castelo Alto de Xangô

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.13867

Palavras-chave:

Candomblé, Extensão, Machado de Xangô, Transmissão Oral de Conhecimento, Universidade, Candomblé. Extensão. Machado de Xangô. Transmissão Oral de Conhecimento. Universidade.

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar discussão acerca da importância da extensão universitária para a formação dos estudantes de Direito, bem como da imersão destes no universo das religiões de matriz africana, de forma a capacitar os futuros operadores do Direito para o melhor exercício da profissão, despidos de estereótipos e preconceitos relacionados ao Candomblé. A metodologia utilizada foi multi-métodos; técnica de coleta de dados: aula de campo, questionário, revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada. Como análise de dados, utilizou-se uma abordagem teórica e empírica das vivências. Por suporte teórico, o texto valeu-se de Severino (2017), Costa (2021), Caputo e Passos (2007), Gil (1999), Villani e Nascimento (2003), entre outros. Os resultados revelam que a experiência promoveu uma apreciação do Candomblé e destacou a importância da transmissão oral de conhecimento para a compreensão dos estudantes, bem como foi basilar para a desconstrução de preconceitos e ampliação do alcance universitário para formação de ponte sólida entre sociedade/universidade com os terreiros inseridos diretamente nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Arthur Teixeira Oton, Universidade do Estado da Bahia

Bacharelando do Curso de Direito do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), campus XX/Brumado, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Identidade e Interseccionalidade (NEIMII) do DCHT XX/Brumado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Laboratório de Estudos sobre Educação, Direito e Diversidade (LEED), no DCHT XX/Brumado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Secretário-Geral do Centro Acadêmico Luís Gama (CALUGA), do curso de Direito, do DCHT XX/Brumado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Representante dos estudantes cotistas do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), campus XX/Brumado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Alexandre Garcia Araújo

Advogado (OAB-BA 41.194). Vereador de Vitória da Conquista-BA (mandato 2021-2024) - Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara. Professor do Curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia - UNEB: Campus XX, Brumado-BA. Mestre (2017) e Doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Pós-Graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus (2016) e Pós Graduado em Novas Metodologias do Ensino Superior pela FASA/Afya (2020). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2013). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Memória e história das ideias pedagógicas contra-hegemônicas no Brasil - UESB. Foi Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UNEB e Coordenador do Projeto de Educação em Direitos Humanos da UESB. Foi Professor de do Curso de Direito da FASA/Afya e Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Subseção de Vitória da Conquista-BA. Atuou como assessor jurídico sindical e de movimentos sociais como MST, MPA e MTD.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Mendes Gonçalves Bento, J., Teixeira Oton, M. A., de Matos Guerra, T. ., Macedo, L. G., & Garcia Araújo, A. (2023). Papel da extensão universitária para formação jurídica: visita ao Castelo Alto de Xangô. Revista Extensão & Cidadania, 11(20), 256-278. https://doi.org/10.22481/recuesb.v11i20.13867

Edição

Seção

Número Temático