PET NAS ESCOLAS: O CONHECIMENTO “PLURIVERSITÁRIO” PROMOVIDO PELO PET ECONOMIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v4i8.3587Palavras-chave:
Escolas, Evasão, Extensão, PET, Retenção.Resumo
Este trabalho objetiva apresentar a relação extramuros desenvolvida pelo PET Economia da
UESB com o trabalho intitulado “PET nas Escolas” como uma forma de auxiliar o aluno pré-
vestibulando com a escolha do curso de graduação. Com isso, espera-se contribuir para a
redução dos problemas sociais, acadêmicos e econômicos relacionados à retenção/evasão de
discentes no curso de Economia na UESB. O projeto consistiu em apresentar para estudantes do
ensino médio de uma rede estadual de educação em Vitória da Conquista, o Centro Territorial
de Educação Profissional- CETEP, as características do curso de Ciências Econômicas, de modo
geral, e a particularidades do curso na UESB. Foram retratados na sala de aula o objeto do
curso, o tempo de duração, o fluxograma e as áreas no mercado de trabalho do economista.
Adotou-se como material a utilização de slides para apresentação das informações e o método
para realizar tal apresentação foi a exposição oral por parte dos (das) bolsistas do Programa. Em
seguida, houve espaço para a fala dos estudantes do CETEP e um bate papo com os expositores
e o tutor do Programa. Ao finalizar o projeto, os (as) alunos (as) da instituição se mostraram
satisfeitos (as) pelo conhecimento adquirido e aqueles (as) que tinham o curso de Economia
dentro do seu leque de opções, relataram mais segurança para a escolha do curso.