REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA, MEMÓRIA SOCIAL E ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v7i12.5922Palavras-chave:
educação, geografia, memória social, extensãoResumo
Este artigo busca socializar algumas das atividades que fizeram parte do Projeto de Extensão intitulado: “Assessoria Permanente aos Professores de Geografia do Ensino Fundamental e Médio”, no ano de 2017, período no qual foram feitas reflexões sobre a importância da valorização da memória social na prática do professor de Geografia. A educação geográfica deve contribuir para a compreensão das práticas sociais relacionadas aos costumes e valores dos grupos sociais que transformam o espaço geográfico. A memória social é mobilizada e reconstruída na apropriação do espaço, e está vinculada às interações sociais, aos itinerários, as opções e lugares de consumo, as tradições culinárias e ao saber-fazer, resultante de construções sociais passadas que ganham vivacidade nas práticas do presente. Dentre as ações do Projeto de Extensão, foi realizado o VI Simpósio de Ensino e Aprendizagem de Geografia, no qual foram realizadas palestras, com a participação de membros de grupos de pesquisa que tratam da memória social e do espaço geográfico, sobre apropriação material e simbólica do espaço no ensino de Geografia.