METODOLOGIAS LÚDICAS NA PREVENÇÃO DA ESQUISTOSSOMOSE E OUTRAS DOENÇAS PARASITÁRIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA BAHIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v7i12.6034Palavras-chave:
escolares. esquistossomose. lúdico. parasitoses. prevenção.Resumo
No município de Jequié, a esquistossomose é considerada um problema de saúde pública. Na
criança causa um impacto na nutrição, desenvolvimento intelectual e somático. As atividades lúdicas
podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem e ainda serem prazerosas, interessantes e
desafiantes. Este trabalho faz parte de um projeto de extensão contínuo que se iniciou em 2003 com os
objetivos de ensinar a prevenção das parasitoses em escolas públicas usando atividades lúdicas, e levar
informação sobre a prevenção aos familiares. Para alcançarmos os objetivos, discentes dos cursos de
enfermagem, odontologia e biologia da UESB ministraram oficinas educativas, enquanto cursaram a
disciplina Parasitologia Humana. Uma série de atividades lúdicas foi aplicada durante as oficinas
educativas. Como procedimento avaliativo utilizou-se: desenhos, massa de modelar, gincanas entre outros
recursos. Para prestar esclarecimentos aos pais das crianças e adolescentes sobre a prevenção das
parasitoses foram realizadas reuniões nas escolas e visitas domiciliares. Percebeu-se pelos alunos, fato
confirmado através: das observações diretas, de diálogos em sala de aula, análises de questionários, do
conteúdo dos desenhos e massas de modelar, que os principais aspectos a respeito das transmissões e
prevenções das parasitoses foram bem compreendidos pela maioria dos escolares. Foram realizados
exames coprológicos dos escolares. Neste estudo, destacou-se a elevada frequência da esquistossomose
(22%), seguida da ascaridíase (14,7%), tricuríase (11,8%). Nos protozoários, o índice encontrado foi
de 10,2% para amebíase e 8,0% para giardíase. Os parasitados foram encaminhados ao atendimento
médico na própria escola ou orientados a procurarem um posto de saúde para o tratamento específico