LINGUAGEM E DIVERSIDADE NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÕES DESENVOLVIDAS COM IMIGRANTES E MULHERES APENADAS NO MUNICÍPIO DE LAJEADO/RS
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7096Palavras-chave:
Corporeidade. Diversidade. Ensino. Extensão Universitária. Linguagem.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas em dois campos de intervenção do Projeto de Extensão Veredas da Linguagem, da Universidade do Vale do Taquari - Univates: a comunidade de imigrantes e o Presídio Feminino do município de Lajeado. Ao primeiro grupo, são oferecidas aulas semanais de português como língua adicional para que possam enfrentar as diferentes situações de uso da língua. A necessidade de planejar de acordo com as reais necessidades do grupo de imigrantes gera impactos positivos na formação do acadêmico, pois, dessa forma, estará constantemente reavaliando sua prática, o que também beneficia os imigrantes no enfrentamento de situações sociocomunicativas no seu dia a dia. Já com o grupo de mulheres apenadas, são desenvolvidas oficinas semanais voltadas às práticas corporais e artísticas, com o intuito de contribuir para a qualificação das relações interpessoais e para a humanização do período em que se encontram em privação da liberdade. Entre os resultados das ações desenvolvidas no presídio feminino estão o maior conhecimento e cuidado para com o corpo, a sensibilização, a qualificação do tempo de permanência na instituição prisional e a ampliação do diálogo.