EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE CUIDADOS NO PUERPÉRIO POR MEIO DE FERRAMENTAS ONLINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Raimundo Antonio Batista de Araújo
  • Artur Henrique Machado Lopes
  • Daniela Carvalho da Silva
  • Júlio César Ferreira
  • Suélem Maria de Sobral
  • Tárcio Augusto Medeiros de Alburquerque

Resumo

O desenvolvimento de ações de educação em saúde através de práticas educativas voltadas à comunidade, em tempos de pandemia, tornam-se meios à mudança de paradigmas sociais. Assim, a utilização das tecnologias de informação e comunicação possibilita disseminar informações baseadas em evidências científicas por meio das redes sociais. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho é apresentar à comunidade acadêmica atividades que integraram academia e comunidade com base na aplicação e criação de alternativas inovadoras à educação em saúde. Nesse sentido, este estudo descritivo apresenta um relato de experiência sobre práticas adotadas no projeto de extensão “Pandemia e puerpério: educação e promoção de cuidado” da Universidade Federal de Campina Grande, executado através de boletins informativos dos programas de saúde presentes na comunidade, bem como pelo esclarecimento de dúvidas referentes ao período puerperal. Destacando a importância das informações publicadas em múltiplos formatos, como vídeo curtos, imagens instrutivas e informativas, a fim de informar e de ampliar o conhecimento das mulheres no ciclo gravídico-pueperal sobre as nuances desse intervalo da vida em meio à pandemia do novo coronavírus. Permitindo, consequentemente, um espaço para esclarecimento de dúvidas acerca dos cuidados com o recém-nascido, das mudanças corporais e dos cuidados gerais de saúde. Essas práticas proporcionam a consolidação das redes de cuidado, fundamentais à promoção de saúde. Portanto, ao dialogar com o modelo da determinação social de doenças, amplia-se a interlocução entre formação médica e comunidade, bem como o número de indivíduos comprometidos com as linhas de cuidado no âmbito da saúde coletiva.

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Edição especial sobre COVID - 19