EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA E COM IDOSOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i15.8162Palavras-chave:
Isolamento Social, Covid-19, Idosos, Educação Matemática, Extensão UniversitáriaResumo
O projeto de extensão Conversas Matemáticas desenvolve atividades pedagógicas envolvendo matemática para e com pessoas idosas na Universidade Federal de Alfenas. Neste artigo, abordamos novas formas de ser e compor um projeto extensionista em tempos de pandemia, considerando o desenvolvimento do Conversas Matemáticas no ano pandêmico de 2020, bem como as avaliações das participantes sobre o projeto e as expectativas em relação à edição de 2021 do projeto. Em 2020, a equipe elaborou e desenvolveu vinte atividades remotamente para e com dezessete idosas, utilizando um grupo de Whatsapp para as interações e a entrega de atividades em domicílio, via correio. Também foram realizadas ligações de áudio para manter o contato com as idosas e para conversar sobre as vivências pessoais delas durante a pandemia. Como resultado, as participantes apontam a importância do projeto, que possibilitou que elas se mantivessem ativas e permitiu o senso de pertencimento ao grupo, proporcionando alegria e aprendizado. Além disso, as idosas destacaram aspectos relevantes para a execução do projeto em 2021, com interesse pela continuidade das atividades. Concluímos que o projeto tem impactado positivamente a vida das idosas, viabilizando a inclusão social e a interação dialógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Extensão & Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.