EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA E COM IDOSOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i15.8162

Palavras-chave:

Isolamento Social, Covid-19, Idosos, Educação Matemática, Extensão Universitária

Resumo

O projeto de extensão Conversas Matemáticas desenvolve atividades pedagógicas envolvendo matemática para e com pessoas idosas na Universidade Federal de Alfenas. Neste artigo, abordamos novas formas de ser e compor um projeto extensionista em tempos de pandemia, considerando o desenvolvimento do Conversas Matemáticas no ano pandêmico de 2020, bem como as avaliações das participantes sobre o projeto e as expectativas em relação à edição de 2021 do projeto. Em 2020, a equipe elaborou e desenvolveu vinte atividades remotamente para e com dezessete idosas, utilizando um grupo de Whatsapp para as interações e a entrega de atividades em domicílio, via correio. Também foram realizadas ligações de áudio para manter o contato com as idosas e para conversar sobre as vivências pessoais delas durante a pandemia. Como resultado, as participantes apontam a importância do projeto, que possibilitou que elas se mantivessem ativas e permitiu o senso de pertencimento ao grupo, proporcionando alegria e aprendizado. Além disso, as idosas destacaram aspectos relevantes para a execução do projeto em 2021, com interesse pela continuidade das atividades. Concluímos que o projeto tem impactado positivamente a vida das idosas, viabilizando a inclusão social e a interação dialógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas

Professora Adjunta de Matemática, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais, Brasil. Orcid: 0000-0002-3248-800X. E-mail: rejane.julio@unifal-mg.edu.br

Guilherme Henrique Gomes da Silva, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor Adjunto de Matemática, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Professor do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas, Minas Gerais, Brasil. Orcid: 0000-0002-4166-2663. E-mail: guilherme.silva@unifal-mg.edu.br

Rafael Ferreira Cardoso, Universidade Federal de Alfenas

Discente do curso de Matemática-Licenciatura, pela Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais, Brasil. Orcid: 0000-0002-8439-0717. E-mail: rafael.cardoso@sou.unifal-mg.edu.br

Sara Maria Fagundes Conti Neves, Universidade Federal de Alfenas

Discente do curso de Matemática-Licenciatura, pela Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais, Brasil. Orcid: 0000-0002-6558-599X. E-mail: saracontineves@hotmail.com

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

Lopes, R. A., Julio, R. S., Silva, G. H. G. da, Cardoso, R. F., & Neves, S. M. F. C. (2021). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA E COM IDOSOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Extensão & Cidadania, 9(15), 27-45. https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i15.8162