FISICÁ & ACOLÁ: DISCORRENDO SOBRE A PALAVRA DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.8682Palavras-chave:
Educação Científica, Cidadania, Ensino de Física, FeminizaçãoResumo
Este documento relata os caminhos, resultados e conclusões de um trabalho desenvolvido em uma escola municipal da cidade de Dourados-MS, decorrente de um projeto de extensão que envolveu estudantes do ensino básico, fundamental e médio, na discussão de temáticas relacionadas a alguns fenômenos físicos e sociais. Lançando mão de uma pesquisa exploratória com análises das observações realizadas durante a sua execução, o projeto foi desenvolvido por meio de encontros semanais, planejados e executados mediante oficinas pedagógicas, na tentativa de articular teoria e prática, à guisa de alicerçar o protagonismo dos educandos. Fundamentado na apresentação de material ilustrativo lúdico, experimentos de física e leituras de artigos científicos, foi possível estimular o livre pensar e fomentar discussões com jovens estudantes, complementando a sua alfabetização científica e contribuindo para a desmistificação das atividades relativas à física. Acredita-se que a relevância deste relato é a de contribuir, minimamente que seja, para o aperfeiçoamento da educação de ciências de uma pequena cidade do interior do Brasil, sendo um vetor de divulgação científica e de estímulo ao engajamento de crianças e adolescentes na ciência.
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