USO DE METODOLOGIA ATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA FABRICAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS COM RESÍDUOS SÓLIDOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/recuesb.v9i16.9505Palavras-chave:
Resíduos Sólidos Urbanos. Tecnologias digitais. Metodologia ativa.Resumo
O modelo social e econômico linear atual baseado na extração, consumo e descarte contribuiu em nível global para que a geração e consequente disposição de resíduos em aterros aumentasse ao longo dos anos. No Brasil, a PNRS orienta que seja observada a seguinte ordem de prioridade na gestão de RSU: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Em 2019 foram geradas no País 79 milhões de toneladas de RSU e a maior parte desse montante foi aterrado, indicando, entre as diversas demandas, a necessidade de campanhas de educação ambiental para a reutilização de resíduos de forma a atender as orientações da PNRS. Por isso, esse projeto abordou o uso de tecnologias digitais e metodologia ativa com estudantes do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSC de Garopaba/SC durante a fase de atividades não presenciais da pandemia de COVID-19, através da realização de um projeto de extensão com o objetivo de qualificar na comunidade, fabricadores de instrumentos musicais a partir da reutilização de RSU. Ao todo foram produzidos oito vídeos. As Lives tiveram um pico simultâneo médio de 30 pessoas e até o momento da conclusão deste trabalho os oito vídeos somavam 420 visualizações. Os resultados demonstraram que o uso da metodologia ativa e das tecnologias digitais foi altamente positivo e que é imprescindível o olhar institucional para o melhoramento de sua infraestrutura e capacitação contínua da comunidade acadêmica no uso de metodologias ativas.
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