FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA E NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11390

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Currículo, Flexibilizações Curriculares, Estratégias Inclusivas

Resumo

A inclusão escolar é para além das políticas públicas, e, partindo disso, a presente pesquisa aborda a importância das flexibilizações curriculares na educação básica e os seus reflexos nas práticas pedagógicas referentes ao processo de inclusão de alunos/as com Deficiências, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. A grande inscrição de crianças na educação inclusiva tem demandado modificações nas políticas públicas e na estrutura curricular, exigindo contemporização para tornar as unidades escolares em ambientes também inclusivos. O objetivo é analisar a adaptação ou flexibilização curricular nas práticas pedagógicas para o acesso e aprendizagem de alunos/as, público-alvo da Educação Especial, a partir de análises de documentos norteadores da educação inclusiva e o Projeto Político Pedagógico. A abordagem de pesquisa utilizada na realização neste trabalho foi a qualitativa, alicerçada na pesquisa de campo exercida através da observação e de escritos em diários de bordo que sucedeu durante o período do Estágio Supervisionado obrigatório III, referente às práticas pedagógicas frente ao processo de inclusão escolar. Destarte, conclui-se que para efetivação da inclusão escolar é necessário mais que leis e estruturas, é preciso um romper paradigmas e construir currículos emancipatórios, democráticos e flexíveis.

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Biografia do Autor

Maylan Barbosa Santos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz 

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) -Brasil.  Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC.  Grupo de Estudo e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (UESB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA).  Integrante do Programa Coletivo Paulo Freire/UESC. 

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Santos, M. B. ., & Cruz, L. M. (2022). FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA E NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11390

Edição

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Artigos