Experiências pedagógicas de educação popular em saúde: a pedagogia tradicional versus a problematizadora
Palavras-chave:
educação em saúde, educação da população, grupos populacionaisResumo
A educação desempenha um importante papel, pois é a grande alavanca de transformação social. É proclamada como a única forma de ascensão social em uma sociedade capitalista. Porém, o que temos visto é uma educação precária em que a maioria dos programas educativos existentes atinge a população de forma inespecífica sem analisar o que move, estimula e desperta interesse em cada indivíduo ou grupo. Este estudo constitui uma pesquisa teórica cujo objetivo foi analisar as tendências pedagógicas educativas em saúde (Tradicional e Problematizadora) desenvolvidas no Brasil, na perspectiva da Educação Popular. A partir dos princípios, métodos e conseqüências em nível individual e social de cada pedagogia, foram possíveis discutir como a prática educativa norteada pela pedagogia da problematização é mais adequada a pratica educativa em saúde; pois, além de promover a valorização do saber do educando e instrumentalizá-lo para transformação de sua realidade e de si mesmo, possibilita a efetivação do direito da clientela às informações de forma a estabelecer sua participação ativa nas ações de saúde, assim como para o desenvolvimento contínuo de habilidades humanas e técnicas do profissional de saúde, fazendo que este exerça um trabalho criativo.