Experiências pedagógicas de educação popular em saúde: a pedagogia tradicional versus a problematizadora

Autores/as

  • Julie Eloy Kruschewsky Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palabras clave:

educação em saúde, educação da população, grupos populacionais

Resumen

A educação desempenha um importante papel, pois é a grande alavanca de transformação social. É proclamada como a única forma de ascensão social em uma sociedade capitalista. Porém, o que temos visto é uma educação precária em que a maioria dos programas educativos existentes atinge a população de forma inespecífica sem analisar o que move, estimula e desperta interesse em cada indivíduo ou grupo. Este estudo constitui uma pesquisa teórica cujo objetivo foi analisar as tendências pedagógicas educativas em saúde (Tradicional e Problematizadora) desenvolvidas no Brasil, na perspectiva da Educação Popular. A partir dos princípios, métodos e conseqüências em nível individual e social de cada pedagogia, foram possíveis discutir como a prática educativa norteada pela pedagogia da problematização é mais adequada a pratica educativa em saúde; pois, além de promover a valorização do saber do educando e instrumentalizá-lo para transformação de sua realidade e de si mesmo, possibilita a efetivação do direito da clientela às informações de forma a estabelecer sua participação ativa nas ações de saúde, assim como para o desenvolvimento contínuo de habilidades humanas e técnicas do profissional de saúde, fazendo que este exerça um trabalho criativo.

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Publicado

2008-11-18

Cómo citar

Kruschewsky, J. E. (2008). Experiências pedagógicas de educação popular em saúde: a pedagogia tradicional versus a problematizadora. Saúde.Com, 4(2), 160-175. Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/134

Número

Sección

Artigos de revisão