TELESSAÚDE COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4720

Palavras-chave:

Tecnologia, Educação em Saúde, Educação à distância

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar a experiência da utilização do Telessaúde como ferramenta educacional no programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS). Trata-se de um relato de experiência sobre os aspectos práticos vivenciados por profissionais de saúde residentes na realização de disciplina EaD online ofertada pela RMS e participação em atividades de tele-educação desenvolvidas pelo Núcleo do Telessaúde (NTS) de um hospital universitário do nordeste do Brasil. As atividades foram realizadas entre os meses de fevereiro e março de 2017. Constatou-se a participação efetiva dos profissionais residentes em todas as atividades propostas pela disciplina, sendo considerada diferenciada e inovadora. Destaca-se a importância do uso deste tipo de metodologia para a construção de um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e colaborativo, proporcionando autonomia aos discentes, assim como corresponsabilização por seu aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kezia Cristina Batista dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfemagem da Universidade Federal do Maranhão.

Tamires Barradas Cavalcante, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão.

Francisca Thamires Lima de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Assistente Social. Mestranda em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2019-08-13

Como Citar

Santos, K. C. B. dos, Cavalcante, T. B., & Sousa, F. T. L. de. (2019). TELESSAÚDE COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: relato de experiência. Saúde.Com, 15(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4720