INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA SAÚDE: UM OLHAR POR MEIO DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS
Português (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4764Palavras-chave:
Palavras-chave: Conhecimento. Ensino. Serviços de Saúde. Análise qualitativa. Redes Sociais.Resumo
Este artigo apresenta a aplicação de um modelo de análise de redes no estudo de rede formada no processo de interação ensino e serviço na saúde. O trabalho integrado da academia com os serviços de saúde é uma estratégia que permite problematizar as aprendizagens nas unidades de saúde em parceria com os serviços públicos de saúde. Com o objetivo de analisar o fluxo de informação e a difusão de conhecimento entre os sujeitos que fazem o Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde), utilizou-se um modelo misto, fundamentado na Metodologia da Análise de Redes Sociais articulada com a Análise Hermenêutico-Dialética. As técnicas de coleta de dados adotadas foram a entrevista semiestruturada e questionário com 14 questões, geradoras das relações nas redes estudadas. Os participantes do estudo foram distribuídos em três grupos de representação: I – Tutores, II - Preceptores e III - alunos bolsistas/voluntários do PET-Saúde. Os resultados mostram que as diferentes redes apresentam similaridade com relação ao número de componentes. Os resultados mostraram a viabilidade do Modelo como uma nova abordagem epistemológica frente aos sistemas de representação social, para análise das diferentes relações estabelecidas em redes na saúde.