INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA SAÚDE: UM OLHAR POR MEIO DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

Português (Brasil)

Autores

  • Ana Áurea Alécio Rodrigues Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Hernane Borges de Barros Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4764

Palavras-chave:

Palavras-chave: Conhecimento. Ensino. Serviços de Saúde. Análise qualitativa. Redes Sociais.

Resumo

Este artigo apresenta  a aplicação de um modelo de análise de redes no estudo de rede formada no processo de interação ensino e serviço na saúde. O trabalho integrado da academia com os serviços de saúde é uma estratégia que permite problematizar as aprendizagens nas unidades de saúde em parceria com os serviços públicos de saúde. Com o objetivo de analisar o fluxo de informação e a difusão de conhecimento entre os sujeitos que fazem o Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde), utilizou-se um modelo misto, fundamentado na Metodologia da Análise de Redes Sociais articulada com a Análise Hermenêutico-Dialética. As técnicas de coleta de dados adotadas foram a entrevista semiestruturada e questionário com 14 questões, geradoras das relações nas redes estudadas. Os participantes do estudo foram distribuídos em três grupos de representação: I – Tutores, II - Preceptores e III - alunos bolsistas/voluntários do PET-Saúde. Os resultados mostram que as diferentes redes apresentam similaridade com relação ao número de componentes. Os resultados mostraram a viabilidade do Modelo como uma  nova abordagem epistemológica frente aos sistemas de representação social, para análise das diferentes relações estabelecidas em redes na saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-13

Como Citar

Rodrigues, A. Áurea A., & Borges de Barros Pereira, H. (2019). INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA SAÚDE: UM OLHAR POR MEIO DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS: Português (Brasil). Saúde.Com, 15(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4764